Uma história inusitada envolvendo memória chamou atenção de médicos na Inglaterra. Alpha Kabeja, um jovem de 29 anos natural de Uganda, foi atropelado por uma van enquanto andava de bicicleta em Londres. Apesar da ausência de ferimentos visíveis, ele perdeu a consciência no local e foi levado rapidamente a um hospital por pessoas que presenciaram o acidente.
No hospital, os médicos inicialmente não encontraram sinais evidentes de trauma, mas, diante da gravidade da colisão, decidiram realizar uma tomografia. O exame revelou que o cérebro de Kabeja havia se deslocado para o lado esquerdo, o que exigiu uma cirurgia de emergência para aliviar a pressão intracraniana.
Leia também
-
Em coma há 52 dias, atriz encontrada em estado vegetativo acorda
-
Homem acorda do coma dizendo ser gay e pede divórcio à mulher grávida
-
Pacientes têm lembranças da vida enquanto são reanimados, diz estudo
-
Como o cérebro cria memórias? Ciência desvenda mecanismos da lembrança
Parte do crânio precisou ser removida. Após o procedimento, os médicos informaram à família que o paciente havia entrado em coma e, caso despertasse, poderia apresentar perda significativa de memória.
Três semanas depois, para surpresa da equipe médica, Kabeja recobrou a consciência. Ele reconheceu seu nome e detalhes da própria vida, mas também passou a relatar memórias de situações que nunca aconteceram. Entre essas lembranças, afirmou que sua namorada na época esperava gêmeos e disse que havia guardado a imagem do ultrassom em um de seus livros. “Me lembro de guardar a foto do ultrassom em um dos meus livros”, relatou, segundo o jornal El Tiempo.
Leia a reportagem completa no Correio 24 Horas, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!