A HBO pegou os fãs de Harry Potter de surpresa nesta segunda-feira (14/4) ao confirmar seis atores para nova série do universo mágico. Apesar de a notícia deixar os fãs empolgados, a escolha para o personagem de Severo Snape não foi bem recebida nas redes sociais.
O ator Paapa Essiedu será o novo intérprete do personagem na produção. Aos 34 anos, o ator fez carreira na TV britânica aparecendo em produções aclamadas como Gangs of London (2020-2022) e I May Destroy You (2020). Ele também apareceu em um episódio de Black Mirror.
Escalação causou debates nas redes sociais
A escolha do ator para o papel pareceu seguir uma regra bem comum entre as adaptações de Harry Potter. Paapa é britânico, fez carreira no Reino Unido e está em ascensão no mundo do entretenimento. Além disso, a idade dele também corrobora com a ideia da série de ser mais fiel aos livros e de promover mais diversidade.
A produção pretende recontar os eventos dos livros, indo de a Pedra Filosofal até as Relíquias da Morte. A expectativa é que a primeira temporada seja lançada no fim de 2026 e que cada livro tenha sua própria temporada. O elenco principal ainda não foi anunciado.
Para os fãs, contudo, a escalação de um ator negro para um personagem tão importante dos livros de Harry Potter pode não ser ideal. Isso porque, nos livros, Snape sofre com bullying de diversos personagens durante a infância, inclusive do pai e do padrinho de Harry Potter, Tiago Potter e Sirius Black.
A escalação portanto sugeriria que os personagens de Tiago e Sirius cometeram racismo com o personagem. Até mesmo trechos do livro em que Harry Potter desconfia de Snape, também podem ser apontados como racismo, segundo os fãs.
Reações das redes sociais
Nas redes sociais, fãs criticaram a escolha do ator e sugeriram outros personagens que poderiam ter a etnia modificada na nova produção. Anteriormente nos filmes, o personagem foi interpretado pelo ator Alan Rickman, que morreu em 2016.
No X, antigo Twitter, uma usuária destacou que o ator poderia ser qualquer outro personagem da franquia, menos Snape. “Ele deve ser um ator impecável. E pra QUALQUER outro papel seria perfeito, literalmente qualquer um. Menos esse. Snape é nojento muitas vezes e detestável nos livros, tudo vai acabar indo pro ramo racial porque até hoje os alunos julgam ele, pelo nariz pelo cabelo”, pontuou ela.
Outro usuário sugeriu a escalação de uma atriz negra para Minerva Minerva McGonagall ao invés de Snape. “Eu preferiria mil vezes que tivessem escalado uma atriz negra pra interpretar a Minerva, uma personagem aclamada por todos os demais personagens da série e que nunca teve a etnia totalmente descrita. Escolheram o Snape, o pior personagem possível pra mudar a etnia”.
Um dos comentários com críticas pontuou que Snape é um personagem preconceituoso nos livros e que a escalação atrapalharia a evolução dele. “Juro por Deus que quero saber o que eles vão fazer para o James Potter n virar um racista por fazer bullying com o Snape sendo que o racista é o Snape”, destacou.
Outro usuário frisou que o impacto da escalação não será tão perceptível nas primeiras temporadas, mas sim mais para o meio da história, quando o público começa a ver flashbacks.
“Snape negro não vai ser um problema até Cálice de Fogo, quando chegar em Ordem da Fênix é onde vai ser o real problema, onde mostra um pouco do bullying que o Snape sofria pelos marotos, vai ser muito estranho porque pode ser associado a racismo e estragar esses personagens”, salientou.