spot_img
sexta-feira, 16 maio, 2025
More
    spot_img
    HomeSaúdeGripe aviária: entenda se há risco de consumir carne e ovos no...

    Gripe aviária: entenda se há risco de consumir carne e ovos no Brasil

    -

    O Brasil registrou pela primeira vez um caso de gripe aviária em uma granja comercial. A confirmação foi feita pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) nesta sexta-feira (16/5). A notícia acende o alerta sobre os riscos da circulação do vírus influenza aviária no país, mas será que é preciso evitar o consumo de carne de aves e ovos?


    Gripe aviária

    • A influenza aviária, também conhecida como gripe aviária, é uma doença viral altamente contagiosa que afeta, principalmente, aves silvestres e domésticas. Em casos mais raros também pode acometer humanos, mas o risco é baixo.
    • Os principais sintomas entre humanos são: febre, tosse, dor de garganta, dores musculares e dificuldade para respirar.
    • Já os sinais apresentados pelas aves incluem: dificuldade respiratória, secreção nasal ou ocular, espirros, incoordenação motora, torcicolo, diarreia, e alta mortalidade.

    O vírus da gripe aviária foi identificado em um plantel de matrizes no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul. De acordo com o  ministério, esse é o primeiro caso da doença registrado em sistema de avicultura comercial no país.

    Apesar do registro inédito, o órgão reforça que o consumo de carne de aves e ovos continua seguro. “A população brasileira e mundial pode se manter tranquila em relação à segurança dos produtos inspecionados, não havendo qualquer restrição ao seu consumo”, informou o Mapa.

    As aves da granja afetada foram abatidas e a área foi isolada. Também foi decretado estado de emergência zoossanitária por 60 dias. A pasta informou ainda que as medidas visam controlar o foco e garantir o abastecimento. “As medidas de contenção e erradicação do foco já foram iniciadas”, diz a nota oficial.

    3 imagens

    Vírus H5N1, da gripe aviária, é mais frequente em pássaros, mas ocorre também em mamíferos

    Gripe aviária pode atingir aves domésticas como galinhas
    1 de 3

    Gripe aviária pode atingir aves domésticas, como galinhas, mas também animais selvagens e mamíferos

    Getty Images

    2 de 3

    Vírus H5N1, da gripe aviária, é mais frequente em pássaros, mas ocorre também em mamíferos

    Getty Images

    3 de 3

    Gripe aviária pode atingir aves domésticas como galinhas

    Divulgação

    Há risco de circulação do vírus?

    A gripe aviária é causada por um vírus que afeta principalmente aves. Casos em humanos são raros e geralmente estão ligados ao contato direto com aves doentes, e não ao consumo de alimentos. Isso acontece porque o vírus costuma ser específico de cada espécie, mas pode sofrer mutações e saltar para outros hospedeiros.

    “O vírus da gripe [influenza] pode se adaptar a diferentes espécies, como aves, porcos e humanos. Quando ele consegue fazer esse salto, o risco de transmissão entre humanos aumenta, como vimos com a gripe suína em 2009”, esclarece Renato Kfouri, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

    Segundo Kfouri, a cepa H5N1 da gripe aviária já demonstrou capacidade de infectar mamíferos, como felinos e bovinos, o que acende um alerta para o risco de adaptação ao organismo humano.

    “O H5N1 é uma variante do vírus influenza que circula há quase duas décadas e, apesar de os casos em humanos ainda serem raros e sem transmissão entre pessoas, o fato de ele já ter saltado para mamíferos aumenta a preocupação. Quanto mais ele circula, maior a chance de sofrer mutações e se tornar capaz de se espalhar entre humanos”, complementa.

    O monitoramento é essencial. “A possibilidade de enfrentarmos infecções em humanos está aumentando, prova disso é o surto sem precedentes nos Estados Unidos. O risco de transmissão direta ainda é considerado baixo, mas quanto mais o vírus circula entre espécies diferentes, maior a chance de ele se tornar transmissível entre humanos”, explicou o infectologista Leonardo Weissmann, professor da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), campus Guarujá, em entrevista anterior ao Metrópoles.

    Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

    Related articles

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Stay Connected

    0FansLike
    0FollowersFollow
    3,912FollowersFollow
    22,300SubscribersSubscribe
    spot_img

    Latest posts