O número de visitantes no Zoológico do Brasília dobrou no primeiro dia de gratuidade, nesse domingo (30/3), como iniciativa do programa Lazer para Todos.
Na data, só o zoo recebeu 9.464 pessoas – quase o dobro do total de 4 mil a 5 mil visitantes que frequentam o atrativo aos domingos, com cobrança de ingresso. O Jardim Botânico também recebeu mais famílias, mas não havia divulgado os números de público até a mais recente atualização desta reportagem.
Para o diretor-presidente da Fundação Jardim Zoológico de Brasília, Wallison Oliveira, muitas famílias aproveitaram a oportunidade para fazer piqueniques e transformar o espaço em um local para além da observação de animais.
“Pessoas que não teriam condições de visitar o zoológico agora podem conhecer o parque. É muito gratificante demonstrar a eles o cuidado que temos com os animais e o ambiente”, afirmou.
Para o diretor-presidente do Jardim Botânico, Allan Freire, a gratuidade ampliou o número de visitantes no espaço, o que fez toda a diferença. “Fizemos, inclusive, ações para deixar o local ainda mais bonito, abrindo novas áreas e reformando antigas”, destacou.
Entrada gratuita
A gratuidade no Zoológico de Brasília e no Jardim Botânico vale para entrada aos domingos e feriados. No entanto, pode ser estendida a outras datas, a critério do Executivo local.
Confira os feriados de 2026:
1º de janeiro – Confraternização Universal (feriado nacional);
Paixão de Cristo – Data móvel (feriado nacional);
21 de abril – Aniversário de Brasília (feriado distrital) e Tiradentes (feriado nacional);
1º de maio – Dia do Trabalhador (feriado nacional);
7 de setembro – Independência do Brasil (feriado nacional);
12 de outubro – Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional):
2 de novembro – Finados (feriado nacional);
15 de novembro – Proclamação da República (feriado nacional);
20 de novembro – Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (feriado nacional);
30 de novembro – Dia do Evangélico (feriado distrital);
25 de dezembro – Natal (feriado nacional).
Atualmente, a entrada no Zoológico de Brasília é de R$ 5 (meia). O espaço aberto de terça-feira a domingo, e nos feriados, das 8h30 às 17h.
Atualmente, a entrada para o Jardim Botânico de Brasília (JBB) custa R$ 5 por pessoa. O local funciona de terça-feira a domingo, e nos feriados, das 9h às 17h.