Os ministérios das Relações Exteriores e da Cultura emitiram uma nota conjunta na tarde desta segunda-feira (6/1) na qual cumprimentaram a atriz Fernanda Torres. Ela foi agraciada com o título de melhor atriz de drama no Globo de Ouro 2025.
O filme protagonizado por Fernanda Torres, no papel de Eunice Paiva – mulher do ex-deputado Rubens Paiva – narra o drama familiar com o desaparecimento dele. O político brasileiro foi levado por agentes da ditadura militar quando estava em casa.
No comunicado enviado à imprensa os ministérios afirmaram que o prêmio concedido à brasileira pela atuação no filme “Ainda estou aqui”, do diretor Walter Salles, engrandece o cinema nacional.
“Esta premiação contribui para maior divulgação do cinema nacional no exterior, tal como foi o caso com a concessão da Palma de Ouro ao filme ‘O Pagador de Promessas’, no Festival de Cannes de 1962, e do Globo de Ouro ao filme ‘Central do Brasil’, em 1999”, diz trecho do comunicado.
Ainda no comunicado, as pastas enfatizaram que o reconhecimento internacional ressalta o trabalho de Fernanda Torres, mas também mostra que o repertório nacional de cinema possui alta qualidade e “realça a importância da promoção cultural brasileira”.
O reconhecimento ao trabalho de Fernanda Torres foi feito na madrugada de segunda (6/1), durante premiação em Los Angeles, nos Estados Unidos.