A presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), pode ser anunciada ministra durante o evento que comemora os 45 anos da sigla, no Rio de Janeiro. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa da comemoração neste sábado (22/2).
Gleisi ocuparia, no Palácio do Planalto, o lugar de Marcio Macêdo na Secretaria-Geral da Presidência da República, responsável pelo contato do governo federal com movimentos sociais e representações civis.
Para ocupar o cargo, a petista deixaria a presidência do partido antes do fim de seu mandato, previsto para julho, quando o PT escolherá um novo dirigente. O nome que ocuparia a função de Gleisi interinamente até o pleito ainda não foi decidido.
O nome de Macêdo entrou na mira da reforma ministerial planejada no início deste ano pelo governo petista depois que eventos com a participação do presidente Lula tiveram baixa adesão de membros de movimentos sociais.
No Dia do Trabalhador, em maio de 2024, Lula criticou publicamente o baixo número de pessoas presentes no ato. O evento também contou com a presença de Guilherme Boulos (PSol), que disputou a prefeitura da capital paulista no último ano.
“Ontem eu disse para o Márcio que o ato está mal convocado. Não fizemos o esforço necessário para levar a quantidade de gente que era preciso levar”, reclamou o presidente.