A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, usou as redes sociais, nesta sexta-feira (18/7), para se manifestar sobre a decisão dos Estados Unidos de suspender os vistos do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, aliados da Corte e familiares próximos de todos eles.
Gleisi destaca que a suspensão dos vistos é uma afronta ao poder judiciário brasileiro e à soberania nacional. “Essa retaliação agressiva e mesquinha a uma decisão do Tribunal expõe o nível degradante da conspiração de Jair Bolsonaro e seu filho Eduardo Bolsonaro contra o nosso país. Não se envergonham do vexame internacional que provocaram no desespero de escapar da Justiça e da punição pelos crimes que cometeram”.
Apesar não ter uma confirmação oficial de quais ministros do STF terão seus vistos suspensos, Gleisi cita os ministros Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli, Cristiano Zanin, Flavio Dino, Cármen Lúcia, Edson Fachin e Gilmar Mendes como alguns que podem sofrer as sanções.
“Ao contrário do que planejaram, a Suprema Corte do Brasil se engrandece nesse momento, cumprindo o devido processo legal, defendendo a Constituição e o Direito, sem jamais terem se dobrado a sanções e ameaças de quem quer que seja. O Brasil está com a Justiça, não com os traidores. O Brasil é do povo brasileiro”.
6 imagens
Fechar modal.
1 de 6
A ministra Gleisi Hoffmann chamou Tarcísio e Bolsonaro de “traidores” por defender tarifa de Trump
Breno Esaki/Metrópoles @BrenoEsakiFoto2 de 6
A ministra Gleisi Hoffmann
Gil Ferreira/SRI3 de 6
Ministra se reuniu com membros do PDT
Gil Ferreira/SRI4 de 6
A ministra Gleisi Hoffmann cuida da articulação política do governo Lula (PT)
Hugo Barreto/Metrópoles
@hugobarretophoto5 de 6
A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT).
Hugo Barreto/Metrópoles
@hugobarretophoto6 de 6
Ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann
Hugo Barreto/Metrópoles
@hugobarretophoto
Leia também
-
Estados Unidos anunciam cessar-fogo entre Síria e Israel
-
Estados Unidos têm “informação incompleta” sobre o Pix, diz Febraban
-
Bolsonaro praticamente preso: estamos em guerra com os Estados Unidos
-
Brasileiro de 19 anos morre em acidente de moto nos Estados Unidos
Suspensão dos vistos
O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, anunciou pelas redes sociais, nesta sexta, que mandou suspender os vistos, alegando que Moraes criou um “complexo de perseguição e censura”.
“A caça às bruxas política do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, contra Jair Bolsonaro criou um complexo de perseguição e censura tão abrangente que não apenas viola direitos básicos dos brasileiros, mas também se estende além das fronteiras do Brasil, atingindo os americanos. Portanto, ordenei a revogação dos vistos de Moraes e seus aliados na corte, bem como de seus familiares próximos, com efeito imediato”, afirmou Rubio.
O secretário destaca que a decisão decorre da determinação do ministro Alexandre de Moraes que impôs ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) o uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de acessar as redes sociais.