As distribuidoras de bebidas do Distrito Federal terão horário de funcionamento limitado. A medida, oficializada em uma portaria conjunta assinada pelos secretários de Segurança Pública, Sandro Avelar, e de Governo, José Humberto, foi publicada no Diário Oficial (DODF), .
Os estabelecimentos poderão funcionar das 6h à meia-noite em áreas comerciais e mistas, bem como em locais residenciais. A nova medida entra em vigor imediatamente.
A Secretaria de Estado de Segurança Pública apontou relação entre o funcionamento prolongado das distribuidoras e o aumento da violência urbana, tráfico de drogas e outros crimes, incluindo homicídios (leia mais abaixo).
Segundo o governo, a decisão foi tomada com base em estudos da Segurança Pública.
A fiscalização do cumprimento dessa regra será realizada pelos órgãos responsáveis e poderá contar com o apoio da polícia.
Em fevereiro, durante apresentação do balanço da criminalidade dos últimos 10 anos, o secretário Sandro Avelar afirmou que 17% dos homicídios registrados no DF em 2024 foram cometidos em estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas.