A Secretaria Extraordinária de Proteção Animal do Distrito Federal (Sepan) abriu 1.080 vagas para castração de cães e gatos, com agendamentos nesta quarta (30/7) e na quinta-feira (31/7).
O agendamento deve ser feito exclusivamente pela internet, por meio do site Agenda DF. Os agendamentos devem ser feitos em datas e horários específicos, a depender da espécie e do sexo do animal.
Confira:
Agendamentos nesta quarta-feira (30/7)
- 9h – Gatos
- 14h – Gatas
Agendamentos na quinta-feira (31/7)
- 9h – Cachorros
- 14h – Cadelas
Os tutores também devem se atentar ao horário de abertura das vagas, devido à quantidade limitada. Elas estão distribuídas entre três clínicas credenciadas.
Saiba quais são:
- Coração Peludinho (Gama): 864 vagas
- Dr. Juzo (Samambaia): 126 vagas
- Pet Adote (Paranoá): 90 vagas
As cirurgias nos pets serão feitas ao longo do mês de agosto, e é importante levar alguns detalhes em consideração: só animais com ao menos 6 meses de idade e peso maior ou igual a 2kg podem passar pelo procedimento; o tutor pode cadastrar até dois animais; no dia da operação, o responsável pelo pet precisa ter 18 anos ou mais, apresentar documento de identificação com foto, além de comprovante de residência.
Leia também
-
Obesidade em pets: como evitar o sobrepeso em cães e gatos
-
Cães e gatos não devem usar cosméticos de humanos; entenda os riscos
-
País dos “caramelos”: cães e gatos vira-latas são favoritos no Brasil
-
Pets: cães e gatos podem ajudar a frear o envelhecimento, diz estudo
Quem não conseguir comparecer no dia do procedimento deve efetuar o cancelamento da inscrição em até 48 horas. Caso contrário, não poderá fazer novos agendamentos por um período de seis meses.
Só a pessoa que efetuou o cadastro do animal poderá levá-lo a uma das clínicas. Parentes como irmãos, pais ou primos devem comprovar esse parentesco, para que haja atendimento.
Na data da cirurgia, os cuidadores devem levar o animal limpo e em jejum de oito até 10 horas para alimentos e de quatro a seis horas para água. Também é recomendável que os tutores levem um colar elizabetano (cone) ou roupa cirúrgica específica para o tamanho e porte do pet.