spot_img
More
    spot_img
    HomeBrasiliaFumaça no DF: Ibaneis se reúne com órgãos para definir medidas

    Fumaça no DF: Ibaneis se reúne com órgãos para definir medidas

    -

    O governador Ibaneis Rocha (MDB) disse que vai se reunir com órgãos do Distrito Federal, nesta segunda-feira (26/8), para discutir medidas para mitigar os problemas causados pela densa camada de fumaça que encobre a região desde domingo (25/8).

    Vou me reunir agora, às 11h, com o Ibram [Instituto Brasília Ambiental], Corpo de Bombeiros e Defesa Civil para a gente decidir algumas medidas e afinar a viola para poder cuidar da nossa população da melhor maneira possível”, afirmou o governador.

    “Estamos atendendo todas as ocorrências que estão acontecendo. O Corpo de Bombeiros está fazendo um belíssimo trabalho, e a Defesa Civil também está nos auxiliado”, acrescentou, durante sessão solene na Câmara Legislativa (CLDF) de Outorga de Título de Cidadão Honorário do Distrito Federal ao advogado Cleber Lopes.

    7 imagens
    1 de 7

    Manhã de segunda feira na Capital Federal, com o céu coberto por fumaça decorrênte das queimadas no país.

    Hugo Barreto/Metrópoles (@hugobarretophoto)

    2 de 7

    Hugo Barreto/Metrópoles (@hugobarretophoto)

    3 de 7

    Hugo Barreto/Metrópoles (@hugobarretophoto)

    4 de 7

    Hugo Barreto/Metrópoles (@hugobarretophoto)

    5 de 7

    A neblina tomou conta do céu de Brasília nesta segunda-feira (26/8)

    Hugo Barreto/Metrópoles (@hugobarretophoto)

    6 de 7

    Hugo Barreto/Metrópoles (@hugobarretophoto)

    7 de 7

    Hugo Barreto/Metrópoles (@hugobarretophoto)

    Fumaça

    Assim como nesse domingo (25/8), os moradores do Distrito Federal, acordaram com o céu encoberto por uma névoa de fumaça na manhã desta segunda-feira (26/8). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a fumaça visível no céu da capital é resultado da combinação de queimadas em áreas próximas, aliada a condições climáticas de tempo seco e baixa umidade.

    Segundo a meteorologista Andrea Ramos, do Inmet, a fumaça deve continuar nos próximos dias.

    “As condições meteorológicas de baixa umidade, variação de temperatura e estiagem que geralmente ocorrem nesta época do ano, atreladas à grande quantidade de focos de queimadas em outras regiões do país como São Paulo, Goiás e Amazônia, favorecem o transporte da nuvem de fumaça, com ventos Sul e Sudeste, para a região central do país”, destacou a especialista.

    Incêndio florestais

    O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) também alertou que a densa fumaça é consequência dos incêndios que ocorreram ao longo da última semana e pode ser decorrente de condições climáticas que favoreceram a dispersão.

    O impacto das queimadas se agrava, uma vez que a seca e a estiagem já duram mais de 125 dias no DF.

    Em razão dos possíveis riscos à saúde da concentração de fuligem na atmosfera combinada com a seca, a corporação deu orientações sobre o que fazer e o que evitar nessa situação.

    Segundo o CBMDF, os cidadãos devem evitar atividade física quando houver baixa umidade e comprometimento do ar atmosférico. A corporação também orienta a hidratação contínua ao longo do dia.

    Para aliviar o clima seco, a dica é manter o ambiente familiar umedecido com toalhas molhadas.

    Em caso de incêndio, ligue 193 para acionar o CBMDF ou envie mensagem para o WhatsApp do Brasília Ambiental, no número 61 99224-7202, destinado a denúncias sobre fogo em unidades de conservação.

    Related articles

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Stay Connected

    0FansLike
    0FollowersFollow
    3,912FollowersFollow
    22,400SubscribersSubscribe
    spot_img

    Latest posts