A tendência dos últimos dias, com manhãs frias e tardes mais quentes, deve se manter ao longo desta terça-feira (20/5) nas principais capitais do Sudeste e Centro-Oeste, como Rio de Janeiro, São Paulo e Goiânia. Uma massa de ar frio e seco continua atuando sobre grande parte do Sudeste e Centro-Oeste, o que mantém o tempo firme, com céu claro e temperaturas baixas.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o padrão de frio deve persistir nos próximos dias, favorecido pelo bloqueio atmosférico que impede o avanço de sistemas mais úmidos e reforça a presença da massa de ar frio.
Na Região Sul, uma nova frente fria avança e causa chuvas, especialmente no Rio Grande do Sul, com possibilidade de queda isolada de granizo. Já nas regiões Norte e Nordeste, onde houve registro de chuvas ao longo do fim de semana, a previsão indica novas precipitações, com maior intensidade em Alagoas, Pernambuco e Sergipe.
Alertas meteorológicos
O Inmet emitiu dois alertas na escala laranja, de “perigo”, que indicam acumulados de chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Um dos avisos abrange parte do litoral de Alagoas e Pernambuco. O segundo cobre uma área no leste do Rio Grande do Sul, próxima à fronteira com a Argentina. O órgão alerta para o risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios nas áreas afetadas.
Conforme o órgão, as chuvas avançam no Sul em razão da chegada de uma frente fria. Dessa forma, as precipitações podem ocorrer em forma de pancadas, com possibilidade de trovoadas, rajadas de vento e queda isolada de granizo. No Nordeste, as chuvas têm comportamento típico do outono.
Outros quatro avisos amarelos, de “perigo potencial”, com intensidade menor, preveem chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos de 40 a 60 km/h.
Um desses avisos cobre uma faixa mais ampla no norte do litoral nordestino e outro se estende por quase toda a Região Norte, impulsionadas pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), com exceção do Acre, que deve ter tempo firme. Dois avisos adicionais abrangem todo o território do Rio Grande do Sul.
A recomendação do Inmet é de que a população evite enfrentar o mau tempo, observe a alteração nas encostas e, se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. O Instituto ainda deixa uma série de instruções para os moradores de áreas que possam ser mais afetadas pelas chuvas. Veja:
- Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia;
- Observe alteração nas encostas;
- Permaneça em local abrigado, e em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, devido a leve risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos;
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).