Deu a louca no clima. Os últimos dias no Sul têm sido marcados por temperaturas elevadíssimas, porém, a partir desta quarta-feira (12/2) o calor irá diminuir na região, devido ao avanço de um nova frente fria. A previsão é do Meteored.
A partir da tarde desta quarta, a frente fria irá atuar sobre o extremo sul do Rio Grande do Sul e vai se deslocar para as demais áreas do estado ao longo da semana.
Além disso, a massa de ar quente presente na região, juntamente com a entrada de ar frio, proveniente da frente fria, faz com que as chances de tempestades severas aumentem consideravelmente sobre boa parte da Região Sul.
A frente fria também irá alcançar algumas partes do Sudeste, o que aumenta o potencial para chuvas intensas e tempestades.
A onda de calor será amenizada pela chegada da frente fria, mas as temperaturas permanecerão na casa dos 28 a 31°C. O modelo do Meteored mostra que a diminuição nas temperaturas poderá chegar a 10°C, em comparação com os dias anteriores.
Ao final da tarde desta quarta, a frente fria se encontrará sobre o extremo sul do Brasil, potencializando as chances de chuvas intensas e de temporais. O acumulado previsto para a região varia entre 20 e 50 mm.
No decorrer desta quinta-feira (13/2), o sistema avança e vai causar chuvas em outras áreas do estado gaúcho e de Santa Catarina.