Além de variações de humor, inchaço e cólica, a menstruação pode vir acompanhada de uma sensação de cansaço extremo, um desânimo que atrapalha as mulheres nas atividades habituais.
Essa sensação é chamada de fadiga menstrual e ocorre devido à diminuição dos níveis de estrogênio no corpo. A queda do hormônio afeta diretamente na produção de serotonina, impactando na disposição e no bem-estar.
O ginecologista Patrick Bellelis, do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, explica que a fadiga menstrual é um sintoma comum, que vai embora conforme os níveis hormonais voltam a subir. No entanto, segundo ele, é possível amenizar o incômodo com algumas adaptações no estilo de vida, principalmente na alimentação.
“O corpo costuma reagir à forma como o tratamos. Se não ingerimos as vitaminas necessárias e não damos a ele o devido descanso, irá reclamar. Uma alimentação rica em nutrientes é recomendável para qualquer pessoa durante todo o mês, mas para as mulheres é ainda mais importante, especialmente durante a menstruação”, afirma o médico.
Bellelis sugere que as mulheres aumentem a ingestão de comidas anti-inflamatórias, que sejam ricas em ferro, proteínas, ômega-3, magnésio e cálcio, para evitar a fadiga menstrual.
3 Cards_Galeria_de_Fotos
***Foto-pessoa-comendo-doce-2.jpg
***Foto-pessoa-comendo-doce-5.jpg
***Foto-pessoa-comendo-doce-4.jpg
***Foto-pessoa-comendo-doce.jpg
***Foto-Pessoa-se-sentindo-mal.jpg
***Foto-pessoa-com-os-dentres-a-mostra.jpg
***Foto-pessoa-se-consultando.jpg
***Foto-pessoa-comendo-doce-7.jpg
***Foto-pessoa-fzendo-exercicio.jpg
0
Outras causas
A fadiga menstrual também pode estar relacionada a um sangramento uterino anormal causado por miomas, pólipos ou endometriose. O médico explica que, quando o fluxo menstrual é mais forte do que o normal, há menos sangue em circulação no corpo e o cansaço aumenta.
“O sangramento excessivo pode levar à anemia, e esse é mais um motivo para um reforço na ingestão de ferro”, diz o especialista. Entre os alimentos ricos em ferro estão as carnes em geral, ovos, feijão e vegetais verde escuros.
Além disso, o médico lembra sobre a importância do descanso. “Não conseguir repousar pode contribuir para a fadiga menstrual e aumentar o risco de doenças cardíacas. Embora a dor e as mudanças de humor devido aos hormônios possam atrapalhar o horário de sono, é importante tentar descansar sempre que possível”, recomenda.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!