spot_img
More
    spot_img
    HomeBrasilEx-prefeito goiano vira réu por sugerir “eliminação” de Lula e Moraes

    Ex-prefeito goiano vira réu por sugerir “eliminação” de Lula e Moraes

    -

    O Supremo Tribunal Federal (STF) tornou réu o ex-prefeito de Iporá (GO), Naçoitan Leite (sem partido), por incitação ao crime. A decisão foi tomada após a divulgação de um áudio no qual ele sugere “eliminar” o ministro Alexandre de Moraes e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

    A gravação, feita no fim de 2022, repercutiu entre moradores da cidade no início de novembro. No áudio, Naçoitan afirma que o Brasil corria o risco de se tornar como a Venezuela.

    “Até a nossa liberdade está em jogo também. Nós temos que eliminar o Alexandre de Moraes e o Lula, dois homens estão acabando com o Brasil”, declarou.

    Ouça o áudio:

    “Vai virar uma guerra civil por causa de dois homens. Então, vamos arregaçar as mangas. Ou é agora, ou vamos virar Venezuela ou pior que Venezuela”, acrescentou o político.

    A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou o ex-prefeito e a 1ª Turma do STF aceitou a denúncia no fim de fevereiro, em julgamento realizado no Plenário Virtual.

    O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, destacou em seu voto que as falas de Naçoitan têm semelhança com os atos golpistas e antidemocráticos ocorridos em Brasília no dia 8 de janeiro de 2023, justificando, assim, a competência do Supremo para o julgamento.

    A reportagem procurou a defesa do réu para comentar a decisão, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.

    Histórico

    Na época em que o áudio viralizou, Naçoitan negou ter incitado violência contra Moraes e Lula, alegando que se referia à “eliminação política” de ambos.

    O ex-prefeito também ganhou destaque por sua postura radical contra as medidas de distanciamento social durante a pandemia de Covid-19. Em 2021, chegou a ser investigado por suspeita de que familiares teriam furado a fila da vacinação contra o coronavírus.

    Ainda em 2022, Naçoitan pediu desculpas publicas e Lula e a Moraes. “No calor das manifestações políticas, manifestei minha resistência pessoal com o resultado das eleições. Porém, a fiz de uma forma que gerou uma interpretação errada por parte de quem ouviu”, escreveu o político.

    Ele se desculpa com Moraes, a quem agora atribui “ter conduzido de forma correta o processo da maior eleição eletrônica do planeta”. Também reconhece o resultado do pleito e diz que Lula foi eleito “de forma democrática”.

    Willian Carvalho de Menezes
    Willian Carvalho de Menezes
    Jornalista Profissional (0014562/DF) e fotojornalista com 20 anos de experiência na cobertura de fatos que marcaram o Distrito Federal e o Brasil. Atualmente estou à frente do portal Clique DF, onde combino meu olhar jornalístico com a sensibilidade da fotografia para informar com responsabilidade, profundidade e compromisso com a verdade.

    Related articles

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Stay Connected

    0FansLike
    0FollowersFollow
    3,912FollowersFollow
    22,400SubscribersSubscribe
    spot_img

    Latest posts