Home Brasilia Estudantes comemoram aprovação em medicina com passeio no Lago Paranoá

Estudantes comemoram aprovação em medicina com passeio no Lago Paranoá

0

Vinte e nove estudantes brasilienses comemoram a aprovação em medicina em diversas universidades públicas do país com um passeio de barco pelo Lago Paranoá, nesta segunda-feira (10/2). Depois de anos de esforço, o tão esperado resultado chegou, e a celebração acontece como uma forma de reconhecimento por toda dedicação ao longo desse período.

Isaac Curtim, 19, aprovado em três universidades (UnB, ESCS e UFRGS), escolheu a UnB para cursar medicina. Neste semestre, foram ofertadas apenas nove vagas, e ele conquistou a oitava colocação. “Fiquei muito feliz com a notícia da aprovação. Passei de primeira, e sem o apoio emocional dos meus pais, eu não teria conseguido ir tão longe, pois tive que mudar completamente minha rotina para focar nos estudos”, afirma.

A estudante Giovana Pinheiro, 21, foi aprovada na Universidade de Pernambuco (UPE), no Recife, e destaca a importância da constância e do foco no objetivo. Para ela, a aprovação foi uma surpresa, já que tentou durante quatro anos. “Senti um alívio gigantesco, porque depois de tanto tempo estudando, a gente acha que nunca vai chegar esse dia. É muita aflição, muito medo envolvido. Meus pais choraram muito, mas, no início, eu mesma não consegui esboçar reação. Não chorei, não pulei de alegria. Minha mãe já não sabia mais como ia fazer para me dar apoio por mais um ano de cursinho”, conta.

11 imagens

1 de 11

2 de 11

3 de 11

4 de 11

5 de 11

6 de 11

7 de 11

8 de 11

9 de 11

10 de 11

11 de 11

A celebração dos aprovados no Lago Paranoá simboliza não apenas a vitória pessoal de cada estudante, mas também o esforço coletivo de familiares e professores que os apoiaram nessa jornada. Agora, eles se preparam para um novo desafio: a vida universitária e o sonho de se tornarem médicos.

De acordo com a professora de redação e especialista em provas do Enem da Escola Fleming, Sharlene Leite, 39, o vestibular de medicina exige determinação e controle emocional dos candidatos. “Essa inteligência emocional é essencial para quem quer seguir na carreira médica”, afirma. A professora ressalta que a aprovação em uma universidade pública pode levar até cinco anos e, por isso, essa comemoração é mais do que merecida.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile