A escritora brasiliense Rebeca Dantas, de 26 anos, lança seu primeiro livro na próxima sexta-feira (26/4), às 19h, na Livraria da Vila, no shopping Iguatemi. A obra, intitulada Se Eu Fosse Capaz de Amar, reúne textos poéticos e emocionais que exploram os altos e baixos dos afetos. O evento contará com bate-papo com a autora e sessão de autógrafos.
Rebeca conquistou mais de 170 mil seguidores nas redes sociais publicando vídeos curtos em que lê poemas autorais. Sua popularidade cresceu rápido, mas o desejo de publicar um livro veio bem antes.
“Escrevo desde criança e já comecei vários livros, mas nunca tinha terminado nenhum. Em 2024, comecei a publicar meus poemas nas redes sem muita pretensão e acabou dando muito certo”, conta em entrevista ao Metrópoles.
A resposta do público foi decisiva para tirar o projeto do papel. “As pessoas começaram a me pedir para escrever um livro. Um dia eu pensei: ‘Quer saber? Vou escrever e dessa vez só paro quando terminar’”, relembra. Em cerca de três meses, o livro tomou forma.
A publicação traz textos inéditos e também outros publicados anteriormente nas redes sociais, mas todos dispostos de forma cuidadosa. “Eles não estão em ordem aleatória. Os poemas contam uma história entre o lado lindo do amor e a parte feia da ausência dele”, conta a autora.

A autora conta que a identificação com os leitores vem justamente da sinceridade com que ela trata sentimentos complexos. “É libertador pensar que você não está sozinha no mundo com os seus próprios sentimentos. Tem alguém ali sentindo o mesmo que você”, afirma.
Segundo Rebeca, a relação com o público começou de forma tímida: “Eu raramente mostrava meus poemas. Mas minha família e minhas amigas amavam. Até a minha psicóloga da época me disse: ‘Você devia postar nas redes’”.
Mesmo com o ambiente acelerado das redes sociais, ela acredita que a arte continua encontrando seu espaço. “Eu sinto que a arte, no geral, nas redes, é como um sopro de respiro. É o tipo de conteúdo que faz as pessoas pararem um pouco a vida corrida para prestar atenção no que estão sentindo”, reflete.
A obra tem 112 páginas e está disponível em pré-venda online. Durante o evento de lançamento, os exemplares poderão ser adquiridos no local com dedicatória da autora. A entrada é gratuita e a livraria recomenda chegar com antecedência, devido à expectativa de público.
Para Rebeca, mais do que vender livros, a experiência de publicar tem a ver com conexão emocional. “Eu espero que as pessoas sintam. Pode ser raiva, tristeza, melancolia, amor, alegria… Não importa. Desde que sintam, eu alcancei meu objetivo”, afirma.
Lançamento do livro Se Eu Fosse Capaz de Amar
Local: Livraria da Vila, no shopping Iguatemi Brasília
Data: Sexta-feira (26/4)
Horário: 19h
Classificação indicativa: Livre