A Escola Maria Nascimento Giacomazzi, local do ataque que resultou na morte de uma criança em Estação (RS), reabrirá nesta quinta-feira (17/7), às 7h30, conforme informou a prefeitura.
Após o atentado, que completou uma semana na última terça-feira (15/7), os estudantes participarão de atividades especiais. A reabertura conta com o apoio do Ministério da Educação (MEC). Na semana passada, a Brigada Militar do Rio Grande do Sul (BM-RS) anunciou que haverá presença policial na unidade.
4 imagens
Fechar modal.
1 de 4
Vitor André Kungel Gambirazi, vítima de adolescente que invadiu escola no Rio Grande do Sul
Funerária Gruber/ Divulgação2 de 4
Vizinha abrigou alunos que fugiam de ataque em escola no Rio Grande do Sul
Redes sociais3 de 4
Suspeito de ataque em escola no RS foi imobilizado por populares
Redes sociais4 de 4
O suspeito, identificado como ex-aluno, invadiu a Escola Maria Nascimento Giacomazzi, em Estação (RS)
Reprodução/ Google Maps
Entenda o caso
- De acordo com a Polícia Civil do Rio Grande do Sul (PCRS), o adolescente chegou à escola por volta das 9h40, com uma mochila. Ele disse que entregaria um currículo e pediu para usar o banheiro. Um monitor o acompanhou até o local.
- Ao sair do banheiro, o jovem procurou uma sala de aula. Em seguida, tirou uma faca da mochila e começou a agredir crianças e jogar bombinhas. Depois, invadiu uma sala de aula, onde atacou outros alunos. A professora também ficou ferida ao tentar proteger os estudantes, segundo a PCRS.
- Vitor André Kungel Gambizari, de 9 anos, foi esfaqueado no tórax e não resistiu aos ferimentos. O menino foi sepultado na tarde da última quarta-feira (9/7). Outras duas meninas, ambas com 8 anos, também foram atingidas.
- Uma das vítimas recebeu atendimento e teve alta na última terça-feira (8/7). Já a outra, que sofreu traumatismo cranioencefálico, passou por cirurgia e, após melhora clínica, foi liberada cinco dias depois. A professora de 34 anos que também se feriu durante o ataque recebeu alta médica.
- Funcionários da escola conseguiram imobilizar o adolescente, que foi apreendido pela polícia. Um dos monitores relatou que desarmou o agressor com uma pá encontrada no depósito da escola, atingindo-o pelas costas.
A Justiça determinou a internação provisória do adolescente de 16 anos envolvido no ataque. A medida tem duração inicial de 45 dias, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Leia também
-
Governo do RS reforça policiamento nas escolas após ataque a alunos
-
Justiça manda internar adolescente que matou aluno em escola no RS
-
Criança esfaqueada em escola do RS teve lesão cerebral e é operada
-
Monitor atingiu adolescente com pá para desarmá-lo em escola do RS
Como o caso envolve menores de idade, está sob segredo de Justiça. As investigações seguem em andamento pela PCRS. O adolescente, morador do município, não possuía antecedentes criminais.
Ele estava em acompanhamento psiquiátrico havia mais de um ano, e as motivações do ataque ainda não foram esclarecidas.