
O conservatório de música de Brasília é um local que expressa uma significativa riqueza cultural que transforma sonhos em melodias, e ocupa espaço relevante na formação dos músicos que ingressam na escola.
A instituição musical foi fundada pelo o maestro pernambucano, Levino de Alcântara, que chegou a Brasília em 1960, onde juntou-se com alguns educadores e formou a primeira geração de músicos brasilienses. Ele teve o privilégio de ser aluno do renomado maestro Heitor Villa Lobos.
Antes da fundação da escola de música, Levino, foi professor em vários centros de ensino da capital, como Elefante Branco, Ginásio Moderno da Caseb e CEMEIT, em Taguatinga. A partir dessas experiências, nasceu o Madrigal de Brasília, um dos corais mais conceituados do Brasil, que tem como referência o diversificado repertório vocal que passa por todos os períodos da música ocidental. Perante o sucesso do coral, o maestro idealizou a construção de uma escola de música, persistindo no sonho que futuramente tornou-se realidade. Ele também foi o fundador do Primeiro Curso Internacional de Verão de Brasília (Civebra).
Antes do seu falecimento, aos 91 anos de idade, Levino, viajava todas as manhãs 180 quilômetros da fazenda onde morava no Pará, até o município Conceição do Araguaia para ensinar música voluntariamente para as crianças da região. Costumava dizer:” Eu tenho um sonho com as crianças, que é formar uma escola de música que reúna os quinze municípios”. Infelizmente o desejo não foi concretizado, ele faleceu em 2014, vítima de um câncer.
A EMB está localizada na 602 Sul, tem nove blocos e dois teatros, sendo um deles nomeado Levino Alcântara em homenagem ao seu fundador. Durante o ano acontecem inúmeros eventos com apresentações de convidados nacionais e internacionais e dos próprios formandos.
O ensino da música proporciona acessos a novas culturas, segundo o diretor da EMB, setenta e cinco por cento dos alunos são de regiões administrativas e de colégios públicos.
*Fabíola Fabrícia é escritora, poeta bilíngue, colunista, antologista e professora graduada em Letras Português/Inglês e Respectivas Literaturas e Pós-graduada em docência do Ensino Superior. A autora tem seis livros publicados, participação em diversas antologias nacionais e internacionais. Foi convidada a apresentar os seus livros na Feira Virtual Internacional Del Libro Centro América, Peru, Chile e Argentina, entre outras.
O post Escola de Música de Brasília apareceu primeiro em Jornal do Planalto.



