O Banco Central (BC) divulgou, nesta quinta-feira (3/4), novas funcionalidades do Pix, incluindo o Pix Parcelado, que estará disponível a partir de setembro. A medida permitirá que o pagador parcele um pagamento via Pix, enquanto o recebedor recebe o valor integral de forma instantânea.
De acordo com o BC, essa nova opção tem potencial para aumentar o uso do Pix no varejo, tornando viável a compra de bens e serviços de maior valor para quem não tem acesso a outras formas de parcelamento.
O Pix Parcelado poderá ser utilizado em qualquer transação Pix, incluindo transferências entre pessoas.
Outra novidade é o Pix em Garantia, que permitirá o uso de valores a receber como garantia para operações de crédito. A expectativa é que essa funcionalidade ajude a reduzir os custos de empréstimos para empresas que utilizam o Pix como meio de pagamento.
Por se tratar de uma estrutura mais complexa, o BC estima que o Pix em Garantia esteja disponível apenas em 2026. Essa funcionalidade será voltada para estabelecimentos comerciais e não alterará a forma como as pessoas físicas utilizam o sistema.
Novo canal para rastrear fraudes
O Banco Central também pretende criar um mecanismo para facilitar a recuperação de recursos desviados indevidamente.
O Mecanismo Especial de Devolução (MED) permitirá que o usuário conteste transações fraudulentas diretamente pelo aplicativo do banco, sem necessidade de atendimento presencial.
A ferramenta será utilizada exclusivamente para casos de golpes e fraudes e estará disponível a partir de 1º de outubro. O usuário poderá acompanhar o status da solicitação e aumentar as chances de recuperação de valores.
Mudanças nos comprovantes do Pix
Desde o dia 1º de abril, os comprovantes de agendamento do Pix passaram a incluir o termo “Agendamento Pix” e um ícone de calendário com relógio. Já os comprovantes de pagamentos concluídos contarão com um ícone de confirmação (check).
A medida foi implementada para combater golpes envolvendo falsos comprovantes e facilitar a identificação de transações concluídas, com o objetivo de proporcionar mais segurança para os usuários do sistema.