spot_img
sexta-feira, 18 abril, 2025
More
    spot_img
    HomeSaúdeEntenda caso das 5 enfermeiras com tumor cerebral que trabalham juntas

    Entenda caso das 5 enfermeiras com tumor cerebral que trabalham juntas

    -

    Cinco enfermeiras que atuavam na maternidade do hospital Newton-Wellesley, na região de Boston, nos Estados Unidos foram diagnosticadas com tumores cerebrais. Os casos, todos benignos, levantaram suspeitas de que o ambiente de trabalho poderia estar relacionado aos diagnósticos.

    As cinco profissionais atuavam no quinto andar do hospital, onde fica a maternidade. Além delas, outros funcionários relataram problemas de saúde. No total, 11 pessoas que trabalham ou trabalharam no setor foram entrevistadas desde o início de abril.

    Diante da coincidência, o hospital Newton-Wellesley iniciou uma investigação em parceria com autoridades de saúde e segurança do estado. Máscaras descartáveis, água, salas de raio-X e áreas de quimioterapia próximas foram analisadas, mas nenhum risco ambiental foi identificado.

    “Com base nos resultados, podemos afirmar com confiança ao nosso time e a todos os pacientes que não há risco ambiental no nosso hospital”, afirmou a administração do centro médico em nota.

    Sindicato contesta investigação

    A Associação de Enfermeiros de Massachusetts, no entanto, disse à NBC10 Boston que os testes feitos pelo hospital não foram suficientes. O sindicato afirma ter recebido mais de 300 relatos de funcionários do hospital e que vai conduzir uma investigação independente.

    Segundo o grupo, poucos trabalhadores foram ouvidos durante a apuração do hospital e nem todos os possíveis fatores foram avaliados.

    A Sociedade Americana de Câncer informou que os casos não configuram um “surto” de câncer, já que os tumores identificados são de três tipos diferentes.

    A entidade também lembra que cerca de 40% da população dos Estados Unidos pode desenvolver a doença ao longo da vida, o que explicaria a ocorrência de casos próximos em um mesmo local.

    Ainda assim, a coincidência levantou dúvidas entre os profissionais da saúde e abriu um debate sobre as condições de trabalho em unidades hospitalares. A investigação do sindicato segue em andamento.

    Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

    Related articles

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Stay Connected

    0FansLike
    0FollowersFollow
    3,912FollowersFollow
    22,300SubscribersSubscribe
    spot_img

    Latest posts