O Desfile das Escolas de Samba do Distrito Federal pode não ser realizado em 2025. A Secretaria de Cultura (Secec-DF) considerou a única empresa interessada no projeto Apoio ao Desfile das Escolas de Samba inabilitada para fazer parte da ação. A informação foi confirmada em primeira mão pela Rádio Metrópoles.
O edital foi publicado no final do ano passado. A intenção era selecionar Organizações da Sociedade Civil (OSC) para, em parceria com a secretaria, apoiar o planejamento, a concepção e confecção de fantasias e adereços, organização, produção e estruturação do desfile.
Em janeiro, o resultado do edital foi publicado. Apenas uma empresa se manifestou, a Liga Independente das Escolas de Samba Tradicionais de Brasília (Liestra). Porém, ela não teria apresentado comprovação de cadastro ativo há pelo menos 2 no DF, nem comprovou que a empresa funcionava no endereço cadastrado.
“Após o resultado definitivo de habilitação, declara-se a homologação final do Chamamento Público nº 57/2024, sem a seleção de um vencedor, tendo em vista a inabilitação da única proposta submetida no certame”, registrou a secretaria.
O Metrópoles acionou a Secretaria de Cultura para saber o que será feito agora, mas ainda não obteve resposta. O espaço permanece aberto para eventuais manifestações.