O Ministério da Saúde emitiu uma nota, nesta quinta-feira (20/2), em que nega que a titular da pasta, Nísia Trindade, teria comunicado a saída dela para os membros da Saúde, como chegou a ser noticiado por alguns veículos de imprensa. Ainda segundo o comunicado, Nísia “segue trabalhando normalmente” como ministra da Saúde.
“O Ministério da Saúde informa que a ministra Nísia Trindade cumpre agenda no estado de São Paulo e continua trabalhando normalmente”, diz trecho da nota. Nísia Trindade segue para Maringá, no Paraná, onde fará a entrega de 10 leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) do Hospital da Criança e visita ao Parque Tecnológico Industrial da Saúde.
A nota reforça ainda ações realizadas por Nísia à frente do Ministério da Saúde, como a ampliação do programa Mais Médicos, aumento da cobertura vacinal e oferta gratuita de medicamentos no Farmácia Popular.
Apesar da negativa neste momento, o cargo de Nísia não está garantido na reforma ministerial que o governo Lula deve fazer neste início de ano. O Metrópoles apurou que é grande a possibilidade de ela deixar o cargo e ser substituída por Alexandre Padilha, que hoje ocupa outro ministério, o de Relações Institucionais.
O orçamento do Ministério da Saúde é um dos maiores da Esplanada dos Ministérios. No ano passado, a pasta de Nísia Trindade contava com um aporte de aproximadamente R$ 47 bilhões, o que levanta cobiça de diversos partidos para comandar a pasta.
A hipótese de troca no comando do Ministério da Saúde não é nenhuma novidade. O pedido para saída de Nísia Trindade parte especialmente do Congresso Nacional, em que os parlamentares alegam que há pouca interlocução com a ministra.
Alexandre Padilha é médico infectologista pela Universidade de São Paulo (USP), e possui PHD em saúde pública pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O ministro de Relações Institucionais ocupou o Ministério da Saúde durante o governo de Dilma Rousseff e também esteve à frente da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, durante o governo de Fernando Haddad.