O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresenta, nesta quinta-feira (3/4), um balanço sobre as principais ações do governo ao longo dos dois primeiros anos de mandato. As entregas serão apresentadas em um evento intitulado O Brasil dando a Volta por Cima, no Ulysses Centro de Convenções, em Brasília.
A cerimônia ocorre um dia após a nova pesquisa Genial/Quaest apontar uma piora na avaliação do governo. Segundo o levantamento, a reprovação da gestão de Lula alcançou 56%, o maior nível do mandato, contra 41% que o aprovam.
Como mostrou o Metrópoles, na coluna Igor Gadelha, o evento contará com a distribuição de cartilhas e foco nos programas Celular Seguro e Pé-de-Meia.
O presidente tem apostado em medidas para combater a criminalidade, como o projeto de lei que prevê aumento na pena do crime de receptação de aparelhos celulares e outros dispositivos eletrônicos, além da proposta de emenda à Constituição (PEC) que altera diretrizes da segurança pública.
De acordo com o Planalto, a intenção do evento é dar transparência às ações desenvolvidas até aqui. Como o chefe do Executivo tem repetido, 2025 é considerado o “ano da colheita”, quando o resultado das iniciativas anunciadas ao longo dos dois primeiros anos devem apresentar resultados.
A cerimônia deve contar com a presença de ministros de governo, parlamentares e outras autoridades.