Goiânia – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é esperado neste momento no 60º Congresso da União Nacional dos Estudantes (CONUNE), que ocorre na capital goiana até o próximo domingo (20/7). A cidade é reduto de Ronaldo Caiado (UB), que governo o estado e já anunciou sua intenção de disputar a Presidência da República em 2026.
No entanto, o chefe do Executivo estadual está no Japão desde a última sexta-feira (11/7) e deve permanecer no país até a próxima segunda (21/7). Ele lidera uma missão com o objetivo de atrair novos investimentos e parcerias para Goiás.
Ao Metrópoles, a organização do evento informou que checou a agenda de Caiado previamente e, por isso, ele não chegou a ser convidado para o encontro estudantil, realizado na Universidade Federal de Goiás (UFG), e reúne mais de 10 mil pessoas.
Leia também
-
Lula confirma presença em evento no reduto de Caiado
-
UNE: à espera de Lula, estudantes cantam “sem anistia” em evento; veja
-
Lula deve se reunir com sobreviventes de acidente antes do Congresso da UNE
-
Lula vai a Goiânia, reduto da direita, para evento da UNE
Participação em congresso
De acordo com a programação do encontro, é aguardado discurso de Lula em um ato sobre plebiscito popular e educação. Porém, antes de sua participação, o presidente deve se reunir com alguns dos estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) que sobreviveram ao grave acidente na BR-153.
A previsão é que o encontro ocorra em uma sala reservada nas dependências da Universidade Federal de Goiás (UFG). A informação foi confirmada junto a fontes da organização do evento e é tratada com cautela haja vista a dimensão da tragédia.
O encontro será condicionado ao estado emocional dos jovens e à logística no local. Por isso, não consta na agenda oficial do presidente da República.
Visita à Goiás
A participação de Lula no evento da UNE manifesta a preocupação petista com as eleições no Centro-Oeste. Em 2022, Lula recebeu 3,5 milhões de votos — cerca de 39,7% dos votos válidos — nos três estados da região e no Distrito Federal. Bolsonaro, por sua vez, obteve 5,3 milhões de votos, cerca de 60,2% dos válidos.
Em Goiás, o petista foi derrotado por Bolsonaro com uma diferença de 650,9 mil votos. O atual presidente ficou com 1.542.115 votos, o que representou 41,2% dos válidos no estado, contra 2.193.041 do adversário, cerca de 58,7%.
Expectativa
A expectativa é de que o Congresso da UNE reúna cerca de 10 mil pessoas entre os dias 16 e 20 deste mês, segundo os organizadores do congresso. Os debates vão girar em torno de temas como política, educação, cultura e conjuntura social.
Lula compareceu ao 59º Congresso da UNE em 2023, em Brasília. Na ocasião, o presidente se comprometeu a ampliar o número de universidades e outras instituições de ensino no país. “Nós vamos voltar a fazer mais universidades, mais escolas técnicas, mais laboratórios; vamos nos reunir com reitores e com os estudantes; vamos, outra vez, colocar o pobre no orçamento da União”, disse.