O filme A Origem dos Guardiões estreou em 2012 nos cinemas após um leva de vários filmes de muito sucesso da Dreamworks. O longa tinha tudo para ser mais um entre as produções aclamadas mas teve estreia decepcionante e causou muito prejuízo ao estúdio. Apesar do fracasso na época, o filme se tornou um sucesso nas redes sociais e recentemente na Netflix.
O filme acompanha a jornada de Jack Frost, um ser místico que consegue dominar o inverno. Quando uma ameaça pode colocar em risco todas as crianças do mundo, Jack é escolhido para se unir com os Guardiões Papai Noel, Fada do Dente, Coelho da Páscoa e Sandman, para lutar contra o Picho Papão, em um a história de aventura e diversão.
Fracasso de bilheteria
À época do lançamento, a imprensa norte-americana tentou encontrar um motivo para o fracasso da produção, que foi lançado após o sucesso estrondoso de Shrek, Madagascar, Kung Fu Panda e Como Treinar o Seu Dragão. Todos se tornaram franquias longevas nos cinemas.
Na análise da imprensa na época, o fracasso de A Origem dos Guardiões era claro: as escolhas de divulgação. A decisão de lançar o filme que tem o Papai Noel muito antes do Natal. A produção estreou no dia 20 de novembro e pode ter afastado muitos pais do cinema.
O material promocional também não ajudou. Os trailers, por exemplo, não indicavam muito bem sobre o que era a história, o que deixou tudo muito confuso para o público.
Resultado, o filme teve bilheteria muito aquém do esperado, arrecadando US$ 32,6 milhões no feriado de Ação de Graças nos EUA e no Canadá. O filme marcou, na época, a menor arrecadação da Dreamworks desde o o filme Por Água Abaixo (2006).
Filme caiu nas graças do público
Apesar de uma bilheteria ruim, A Origem dos Guardiões teve apoio da crítica. A produção teve 70% de aprovação no Rotten Tomatoes, site que agrega críticas de cinema e televisão, e 7,2 no IMDb. Anos depois da estreia, o filme foi “adotado” nas redes sociais e se tornou um exemplo de produções subestimadas.

Não raramente, muitos se perguntam porque a produção não teve uma sequência, que se tornou uma marca de Dreamworks. Era esperado que o filme tivesse sim uma sequência, mas o revés nas bilheterias provocou o cancelamento de um novo filme, antes mesmo de se iniciar uma produção.
A resposta está nos números outra vez, já que o longa teve um prejuízo de aproximadamente US$ 87 milhões, após ter um orçamento de 145 milhões e uma campanha promocional muito alta. O prejuízo foi tamanho que a Dreamworks chegou a demitir 350 funcionários ao longo de 2013, ano após a estreia do filme.
Sucesso nas redes e na Netflix
Nos últimos dias, A Origem dos Guardiões passou a integrar a lista de mais assistidos da Netflix. Apesar de estar na plataforma há um tempo, a produção conquistou um sucesso pelo mundo recentemente e voltou a ser muito comentada nas redes sociais.
Segundo dados da Netflix, a produção esteve no Top-10 em 41 países, incluindo o Brasil, e teve 5, 4 milhões de visualizações na semana em que esteve em alta. A produção aparecia na lista de filmes mais assistidos e também nas listas infantis de produções que estão em alta no serviço de streaming.