Home Saúde Dieta anti-inflamatória: 13 super alimentos para incluir na rotina

Dieta anti-inflamatória: 13 super alimentos para incluir na rotina

0

Inchaço, cansaço constante, dificuldades para dormir e imunidade baixa podem ser sinais de inflamação no organismo. Esse processo, muitas vezes resultado de maus hábitos, pode ser combatido com a ajuda da alimentação, especialmente por meio de uma dieta anti-inflamatória.

Adotar esse tipo de dieta pode reduzir a inflamação crônica, condição associada a problemas como doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes tipo 2, obesidade, ansiedade, depressão e alguns tipos de câncer.

O que é a dieta anti-inflamatória?

Mais do que um cardápio fechado, a dieta anti-inflamatória é um estilo alimentar inspirado na dieta mediterrânea. A base são alimentos in natura ou minimamente processados, ricos em nutrientes e compostos com ação antioxidante, como azeite de oliva, abacate, nozes, amêndoas, peixes gordurosos, frutas, legumes, verduras, grãos integrais (como aveia, arroz integral e quinoa), além de ervas e especiarias como cúrcuma, gengibre, alecrim e orégano.

Por outro lado, é essencial reduzir o consumo de itens que favorecem processos inflamatórios, como refrigerantes, doces, carboidratos refinados (pães e massas brancas), carnes processadas (salsicha e peito de peru) e bebidas alcoólicas.

Segundo a nutricionista Adriana Stavro, uma alimentação anti-inflamatória deve ser equilibrada e variada. “Ela precisa fornecer uma boa combinação de proteínas, carboidratos, gorduras saudáveis, fibras, vitaminas e minerais, priorizando alimentos com propriedades anti-inflamatórias”, afirma.

13 alimentos com ação anti-inflamatória

Veja a seguir os alimentos recomendados pela nutricionista para incluir na rotina:

1. Uvas roxas

Contêm resveratrol, substância com ação anti-inflamatória e antioxidante. Podem ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade, Alzheimer e problemas de visão.

2. Frutas vermelhas

Morangos, mirtilos, framboesas e amoras são fontes de fibras, polifenóis e antocianinas. Esses compostos ajudam a reduzir inflamações e fortalecem as células contra futuros danos.

3. Brócolis

Assim como a couve-flor e a couve-de-bruxelas, é rico em vitaminas K e C, potássio, magnésio, fibras e sulforafano — substância com potencial para proteger contra o câncer.

4. Peixes ricos em ômega-3

Salmão, sardinha e atum são exemplos de alimentos que contêm ômega-3, gordura com ação anti-inflamatória. O consumo regular pode ajudar na prevenção e no controle de doenças cardiovasculares, neurológicas, autoimunes e intestinais.

Leia a matéria completa no site Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile