Uma das doenças mais comuns do mundo, estima-se que 340 milhões de pessoas serão diagnosticadas com diabetes até 2030. Na doença crônica, o corpo não produz insulina suficiente ou não consegue utilizar o hormônio que produz — sem tratamento, um paciente morre a cada cinco segundos no mundo em decorrência da condição.
“A diabetes é uma doença grave, que exige medidas de controle, por isso o diagnóstico é muito importante”, explicou o endocrinologista Fernando Valente, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP), em entrevista anterior ao Metrópoles.
Apesar de a diabetes ser considerada uma doença silenciosa (por isso, é importante fazer o check up anual, com exames de sangue), conforme ela avança, os sintomas vão aparecendo.
“Além do check up anual, necessário para todas as pessoas, as que apresentam histórico familiar de diabetes e condições como obesidade devem redobrar a atenção no acompanhamento dos níveis de glicemia no sangue”, orientou a endocrinologista Larissa Figueiredo, consultora do Sabin Diagnóstico e Saúde, em entrevista ao Metrópoles.
Saiba sinais que podem indicar que você tem diabetes
- Sensação de cansaço e irritabilidade.
- Visão turva
- Sede excessiva.
- Fome frequente.
- Boca seca.
- Doença periodontal.
- Feridas que demoram para cicatrizar.
- Formigamento nos pés e mãos.
- Perda de peso.
- Coceira ao redor do pênis ou vagina, ou episódios recorrentes de candidíase.
- Vontade excessiva de urinar.
- Coceira na pele.
- Manchas escuras na pele.
- Infecções frequentes.
Tipos de diabetes
Existem cinco tipos básicos de diabetes, mas os mais comuns são os tipos 1 e 2. O primeiro aparece normalmente em crianças e adolescentes e é causado por um déficit na produção de insulina causada pelo sistema imunológico, que ataca as células que produzem o hormônio.

A diabetes tipo 2, mais comum em adultos, acontece pela deficiência na ação da insulina, que não é aproveitada da maneira correta pelo organismo, ou pela produção insuficiente. Normalmente, está associada à obesidade e ao envelhecimento.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!