O Distrito Federal teve mais de 3,5 mil raios e ventos de 67 km/h durante a tempestade ocorrida na noite da última quarta-feira (22/1), segundo a Neoenergia Brasília. Moradores de diferentes regiões administrativas registraram os clarões no céu da capital.
De acordo com a empresa, a maior parte dos registros de queda de energia no DF ocorreu por interferência de vegetação urbana na rede elétrica ou por danos causados por raios e ventos.
Nesta sexta-feira (24/1), 0,03% dos clientes da capital estão em atendimento. “Essas ocorrências são de maior complexidade e envolvem a reconstrução da infraestrutura elétrica afetada”, explicou a Neoenergia.
Brasilienses contabilizaram estragos e ventanias com queda de árvores no Plano Piloto, em Sobradinho, em Samambaia e Ceilândia, além de alagamentos e queda de energia elétrica.
Veja imagens compartilhadas por meio das redes sociais nas páginas Samambaia News e Ceilândia Muita Treta:
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Ceilândia Muita Treta (@ceilandiamuitatreta)
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) orienta a população para que, em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Além disso, é necessário evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Para mais instruções de segurança, basta entrar em contato junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).