Um projeto de lei (PL) apresentado na Câmara Legislativa (CLDF) quer mudar o nome da Estação 108 Sul do metrô do Distrito Federal para Estação Enfermeira Anna Nery.
De autoria da deputada distrital Dayse Amarilio (PSB), o PL visa homenagear a “primeira enfermeira voluntária do Brasil e patrona da enfermagem no país”.
“É oportuno destacar que a Estação da 108 Sul serve de referencial para a mais nova sede do Conselho Federal de Enfermagem [Cofen]”, justificou a parlamentar.
O prédio onde será a nova sede do Cofen fica na na 208/209 Sul, ao lado de uma das saídas da Estação 108 Sul e onde, antes, ficava a Casa d’Itália e o Teatro Goldoni. O edifício em construção, que será inaugurado neste ano, também recebeu o nome de Enfermeira Anna Nery.
Para discutir a possibilidade de mudança, a Câmara Legislativa organizará, na próxima segunda-feira (14/4), uma audiência pública. O debate começará às 10h, na Sala de Comissões Pedro de Souza Duarte, na CLDF.
Quem foi Anna Nery
Pioneira da enfermagem no Brasil, Anna Justina Ferreira Nery (Bahia, 1814 – Rio de Janeiro, 1880) prestou serviços voluntários em hospitais militares de Assunção, de Corrientes e do Humaitá, durante a Guerra do Paraguai.
Com recursos próprios, ela montou uma enfermaria na casa em que morava, na capital paraguaia, sitiada pelo Exército brasileiro, e o espaço funcionou até o fim da guerra.
A dedicação de Anna Nery rendeu a ela várias condecorações. Além disso, a primeira escola oficial de enfermagem de alto padrão no Brasil – fundada por Carlos Chagas, em 1923 – recebeu o nome da patrona.
Com informações da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)