spot_img
domingo, 12 janeiro, 2025
More
    spot_img
    HomeSaúdeCriadora do Ozempic diz não conseguir atender à demanda antiobesidade

    Criadora do Ozempic diz não conseguir atender à demanda antiobesidade

    -

    A Novo Nordisk, farmacêutica que fabrica medicamentos usados para controle da obesidade, como Ozempic (usado off label) e Wegovy, não tem capacidade para atender à demanda mundial pelos produtos.

    Segundo o CEO da multinacional, Lars Fruergaard Jorgensen, a empresa está investindo no aumento da capacidade de fabricação, mas ele acredita a farmacêutica não conseguirá produzir medicamentos suficientes pelos próximos anos.

    “É um tratamento contínuo. Você precisa continuar tratando ou o peso voltará. Então, temos de atender a quem já está usando os remédios. Nossos medicamentos ainda não permitem mudar o ponto de ajuste do corpo. O peso não retorna naturalmente sem o tratamento”, argumenta, em entrevista à CNN Internacional.

    A farmacêutica produz medicamentos com base na semaglutida, criada inicialmente para o tratamento da diabetes tipo 2. A substância também ajuda na perda de peso, levando à redução de até 15% do peso corporal de seus usuários.

    “Tenho a sensação de que pode levar alguns anos até realmente atendermos à demanda que já existe pelos nossos medicamentos. Na verdade, nem sabemos o quão grande pode ser essa demanda, já que muitas pessoas com obesidade querem receber o treinamento”, afirma Jorgensen.


    0

    Demora também no Brasil

    A dificuldade de fabricação suficiente também afeta o Brasil. O Wegovy, por exemplo, está aprovado pela Anvisa desde janeiro. Ele tem doses maiores de semaglutida, em comparação ao Ozempic, e é direcionado para o tratamento de perda de peso.

    A previsão inicial era que a farmacêutica começasse a entregá-lo no segundo semestre deste ano, mas agora já não há data para o lançamento.

    Segundo o CEO, os medicamentos serão liberados apenas quando a farmacêutica tiver segurança de que será possível garantir o tratamento contínuo aos pacientes que iniciarem o uso dos remédios. Para isso, a multinacional tem pressa.

    “A Novo Nordisk está investindo até US$ 4 bilhões (cerca de R$ 20 bilhões) por ano na expansão de sua capacidade de produção e na operação de todas as suas fábricas 24 horas por dia, 7 dias por semana”, afirma Jorgensen.

    Atualmente, o Wegovy está disponível na Noruega, na Dinamarca e nos Estados Unidos. Alemanha e Reino Unido passaram a receber os remédios a partir deste mês.

    Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

    Related articles

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Stay Connected

    0FansLike
    0FollowersFollow
    3,912FollowersFollow
    22,200SubscribersSubscribe
    spot_img

    Latest posts