A creatina se tornou um dos suplementos alimentares mais populares entre os praticantes de atividades físicas. Dentre os principais benefícios da creatina, estão o aumento de massa muscular e força no exercício físico. Mas algumas pessoas ainda têm dúvidas quanto ao seu uso.
“As pessoas acreditam que tomar creatina pode causar pedras nos rins. Isso porque, depois de absorvida, ela resulta em uma substância chamada creatinina, excretada pelos rins. Porém, hoje não há nenhuma evidência científica que comprove que a creatina causa cálculo renal”, afirma a nutricionista Bruna Lima, do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
Uso da creatina
De acordo com a especialista, a creatina pode ser consumida pela população em geral desde que seja prescrita e acompanhada por um profissional da área da saúde.
Além do acompanhamento do consumo de creatina com um especialista, pessoas com doenças renais pré-existentes ou risco de problemas renais ganham atenção especial na hora do consumo desse suplemento.
“Quem tem cálculo renal pode tomar creatina e em outros a suplementação não é recomendada. Portanto, pessoas com histórico de doenças renais ou aqueles que fazem uso de medicamentos, que afetam a função renal devem consultar um médico antes de consumir creatina”, detalha Bruna.
Leia a notícia completa no portal SportLife, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!