O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) homologou, nesta sexta-feira (7/3), os resultados finais dos cargos que não possuem curso de formação do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). Também foi feita a convocação das pessoas chamadas para os cursos de formação.
A publicação está no Diário Oficial da União (DOU). A convocação final para os cursos de formação e os editais de habilitação para as provas didáticas dos cargos de pesquisadores do IBGE marcam o início da última etapa do CPNU.
Divulgação dos resultados finais
- As informações serão divulgadas na “Área do Candidato“, no site oficial do CPNU.
- O candidato poderá consultar os resultados finais individuais para cada um dos cargos em que se inscreveu.
- Estarão disponíveis as notas nas provas objetiva e discursiva e na avaliação de títulos, além do resultado de bancas (para candidatos com deficiência, negros e indígenas).
- O candidato terá acesso à nota final ponderada em cada cargo e à classificação em cada cargo: ampla concorrência e nas cotas.
- Na sequência, vai aparecer a sua situação no cargo: aprovado em vagas imediatas; aprovado em lista de espera/cadastro reserva; convocado para curso de formação (para 9 cargos dos Blocos 1 a 7); e eliminado (segundo os respectivos itens do edital).
Para os convocados para o curso de formação, a matrícula é obrigatória, conforme as datas e formas descritas, com início na próxima semana. Já para os aprovados em cargos que não exigem curso de formação, a convocação será feita posteriormente pelo respectivo órgão ou entidade, como ministérios, agências reguladoras, institutos ou autarquias, após a homologação.
As vagas são imediatas, mas é necessário aguardar a aprovação e, em seguida, a sanção da Lei Orçamentária Anual (LOA), prevista para março. Após a sanção, cada órgão solicitará o provimento dos cargos, e o MGI analisará e aprovará o pedido, autorizando a convocação.
As convocações devem começar a ser feitas entre o final de abril e o início de maio.
Para os candidatos habilitados para as provas didáticas do IBGE, o órgão publicou edital específico sobre essa etapa. Confira aqui.
Cursos de formação
As matrículas na instituição organizadora do curso de formação começam a partir da próxima semana.
Os cursos organizados pela Enap (EPPGG, ATI, ATPS, AIE, ACE), deve ser realizado a matrícula online pelo site da escola (www.enap.gov.br), entre 10 e 18 de março de 2025.
Nos cursos realizados pelo o Cebraspe, as datas de matrícula são distintas: Antaq (13/3 a 20/3); ANS (13/3 a 17/3); ATF/MTE (edital para matrícula deve sair dia 11/3) e Aneel (edital para matrícula deve sair dia 12/3).
O candidato que não realizar a matrícula dentro do prazo será eliminado daquele cargo.