spot_img
More
    spot_img
    HomeBrasilCOP30: Brasil pede “mutirão” pelo clima e apela por financiamento

    COP30: Brasil pede “mutirão” pelo clima e apela por financiamento

    -

    A presidência brasileira da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima lançou uma carta, nesta segunda-feira (10/3), em que traz a visão e os objetivos à frente a cúpula, que será realizada em Belém (PA), em novembro. No documento, o Brasil pede que países deixem de lado “a inércia, o individualismo e a irresponsabilidade”, reforça necessidade do multilateralismo, e convoca um “mutirão global” contra a mudança do clima.

    “A COP30 será a primeira a ocorrer indiscutivelmente no epicentro da crise climática e a primeira a ser sediada na Amazônia, um dos ecossistemas mais vitais do planeta e que, de acordo com os cientistas, agora corre o risco de ponto de inflexão irreversível”, alerta a carta assinada pelo presidente da COP30, o embaixador André Corrêa do Lago.

    “A mudança é inevitável – seja por escolha ou por catástrofe. Se o aquecimento global não for controlado, a mudança nos será imposta, ao desestruturar nossas sociedades, economias e famílias”, completa.

    O documento também reitera a importância de colocar em prática os termos do Acordo de Paris e avançar na implementação das propostas.

    “Em vista da urgência climática, precisamos de uma ‘nova era’ para além das negociações: devemos ajudar a colocar em prática o que foi acordado. Devemos puxar de forma decisiva as alavancas de nossos processos, mecanismos e órgãos para alinhar os esforços dentro e fora da UNFCCC aos objetivos de longo prazo do Acordo de Paris relativos a temperatura, resiliência e fluxos financeiros”.

    Financiamento

    A carta ainda apela para que os países reforçem as ações de financiamento contra a mudança do clima de forma a atingir a meta de US$ 1,3 trilhão por ano até 2025.

    “A presidência da COP30 reitera o apelo a todos os atores para que trabalhem juntos a fim de possibilitar o aumento do financiamento às Partes que são países em desenvolvimento para a ação climática a partir de todas as fontes públicas e privadas para pelo menos US$ 1,3 trilhão por ano até 2035″.

    Willian Carvalho de Menezes
    Willian Carvalho de Menezes
    Jornalista Profissional (0014562/DF) e fotojornalista com 20 anos de experiência na cobertura de fatos que marcaram o Distrito Federal e o Brasil. Atualmente estou à frente do portal Clique DF, onde combino meu olhar jornalístico com a sensibilidade da fotografia para informar com responsabilidade, profundidade e compromisso com a verdade.

    Related articles

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Stay Connected

    0FansLike
    0FollowersFollow
    3,912FollowersFollow
    22,400SubscribersSubscribe
    spot_img

    Latest posts