Incluir chás na rotina é uma ótima ideia para obter os benefícios medicinais das plantas de forma natural. A bebida feita com as folhas de hortelã, por exemplo, tem efeito calmante e propriedades anti-inflamatórias, contribuindo com o alívio de cólicas, dores de cabeça e inchaço abdominal após as refeições, além de ajudar na qualidade do sono.
“Por ser rico em antioxidantes, ácido fólico e fibras, o chá de hortelã ajuda a fortalecer o sistema imunológico e promove diversos benefícios à saúde”, afirma a nutricionista Larissa Mazocco, professora do curso de Nutrição do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF).
O chá de hortelã é uma bebida leve, com pouquíssimas calorias e muitos benefícios. Isso porque as folhas da hortelã (Mentha piperita) são ricas em vitaminas A, B6, C, E e K, além de conter minerais como cálcio, ferro, fósforo e potássio.
Benefícios do chá de hortelã
- Auxilia na melhora da digestão, reduzindo gases e inchaço abdominal.
- Tem efeito relaxante, melhorando a qualidade do sono e ajudando no alívio do estresse e ansiedade.
- Alivia cólicas e dor de cabeça.
- Ajuda a fortalecer o sistema imunológico.
Chá de saquinho ou com folhas frescas
Se o objetivo for obter o máximo dos benefícios da hortelã, o chá feito com folhas frescas ou mesmo secas é a melhor opção. De acordo com a nutricionista Natália Garcia, de São Paulo, a receita contém maior concentração de óleos essenciais e compostos bioativos, além de conservar os flavonoides e antioxidantes, proporcionando mais benefícios à saúde.
“Já o chá de saquinho pode conter folhas trituradas em partículas muito pequenas, reduzindo a concentração de óleos essenciais, perdendo um pouco da potência nutricional. Ele também costuma ter o sabor mais fraco ou alterado por processos industriais”, afirma Natália.
Como fazer chá de hortelã
Ingredientes
- 200 ml de água (1 xícara);
- 1 colher de sopa de folhas frescas ou secas de hortelã (cerca de 5 a 10 folhas).
Modo de preparo
Ferva a água e desligue o fogo assim que começar a borbulhar. Adicione as folhas de hortelã, sem deixar ferver junto para não perder compostos voláteis, e tampe. Deixe em infusão por cinco a 10 minutos para preservar os óleos essenciais e antioxidantes. Em seguida, coe e beba o chá morno ou frio. Se desejar, pode adoçar com um toque de mel.
Quem não pode tomar chá de hortelã?
O chá de hortelã é contraindicado para pessoas com refluxo gastroesofágico, hérnia de hiato ou problemas biliares, pois pode agravar os sintomas. Pessoas com sensibilidade ou alergia à hortelã devem evitá-lo, pois podem apresentar reações alérgicas.
De acordo com a nutricionista Larissa, a bebida também não é indicada para bebês e crianças pequenas, especialmente com menos de 5 anos, devido ao risco de dificuldades respiratórias. Gestantes e mulheres em período de amamentação devem consultar um médico antes de consumir o chá.
“Em doses moderadas, o chá de hortelã geralmente não causa efeitos colaterais em pessoas saudáveis. Em caso de dúvidas ou condições de saúde específicas, é recomendado consultar um profissional de saúde”, orienta a professora de nutrição.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!