Uma boa alimentação e hábitos saudáveis são essenciais para melhorar a qualidade de vida das pessoas, fazendo com que elas aumentem a própria longevidade e vivam mais anos com qualidade. O simples ato de consumir alimentos comuns do dia a dia, mas que trazem muitos benefícios, pode ajudar nesse processo.
“Alimentos ricos em antioxidantes, fibras e gorduras saudáveis promovem a longevidade pois reduzem inflamações e previnem doenças crônicas”, explica o nutricionista Guilherme Rodrigues, do Grupo Mantevida, em Brasília.
Alimentos que aumentam a longevidade
Alguns estudos apontam quais são os principais alimentos para promover uma vida mais longa e saudável, entre eles estão:
Espinafre
O vegetal é fonte de vitaminas A, C e K, além de ácido fólico, ferro, cálcio e antioxidantes. As propriedades nutricionais ajudam a prolongar a vida.
Nozes e sementes
Os alimentos possuem ácidos graxos ômega-3 , nutrientes que ajudam a manter as células cerebrais saudáveis, retardando o envelhecimento e a deterioração do órgão. Um estudo do da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, mostrou que o consumo regular de nozes está relacionado ao aumento da expectativa de vida.
“Descobrimos que um punhado de nozes por semana pode ajudar a promover a longevidade, especialmente entre pessoas que não têm uma dieta de qualidade. É uma dica prática que pode ser seguida por indivíduos que estão tentando melhorar a própria saúde”, explicou Yanping Li, principal pesquisador do estudo.
Frutas vermelhas
Elas são ricas em antioxidantes e vitaminas, promovendo a recuperação muscular e cuidando da saúde cerebral. Morango, mirtilo e framboesa são boas opções.
Cenoura
O legume tem alto teor de fibras, auxiliando na digestão e na redução do risco de doenças crônicas. Contém ainda betacaroteno, ideal para a saúde ocular, pele e sistema imunológico.
Leguminosas
Possuem carboidratos de absorção lenta, proteínas, pouca gordura e fibras, além de minerais, vitaminas e polifenóis antioxidantes.
Peixes e carnes magras
Essenciais para dietas saudáveis, fornecem nutrientes benéficos para a saúde cardiovascular e cerebral.
Rabanete
Rico em vitamina C e B6, potássio e outros antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres no corpo.
O que evitar para ter uma maior expectativa de vida?
Açúcares refinados, ultraprocessados, frituras, carnes processadas e bebidas alcoólicas em excesso aumentam inflamações no corpo e o risco de doenças como diabetes, câncer e problemas cardiovasculares. Além disso, refrigerantes e bebidas adoçadas também aceleram o envelhecimento celular.
Guilherme destaca que aliar o consumo desses alimentos com hábitos saudáveis pode fazer as pessoas viverem mais. “Priorizar alimentos naturais, reduzir açúcares e ultraprocessados, consumir proteínas magras, manter boa hidratação e evitar excessos são estratégias essenciais. Além disso, a prática regular de atividade física e um sono de qualidade são fundamentais para manter a saúde e promover a longevidade”, diz.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!