A Netflix revelou, nesta quarta-feira (26/3), o primeiro teaser trailer e a data de lançamento da série Congonhas: Tragédia Anunciada. A nova série documental retrata a maior tragédia da aviação no Brasil: o acidente ocorrido em 2007 com o Airbus A320 da TAM, que resultou em 199 vítimas fatais.
Dividida em três episódios, a série mergulha nas transformações que o desastre provocou na aviação brasileira e no impacto devastador sobre as famílias das vítimas. A produção investiga detalhadamente cada falha na cadeia de erros que culminou na tragédia, além de contextualizar o acidente dentro do que ficou conhecido como apagão aéreo.
Relembre o acidente
- Em 17 de julho de 2007, o voo TAM JJ3054, proveniente do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, tentou pousar no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, sob chuva intensa.
- A aeronave não conseguiu desacelerar, ultrapassou a pista e colidiu com um prédio da própria companhia aérea e um posto de gasolina na Avenida Washington Luís, causando uma explosão. Todos os 187 ocupantes a bordo e 12 pessoas em solo perderam a vida.
- As investigações do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) apontaram múltiplos fatores que contribuíram para a tragédia.
- A pista de Congonhas havia passado por reformas recentemente e estava sem o grooving, ranhuras que ajudam na frenagem das aeronaves, comprometendo a aderência no pouso sob chuva.
- Além disso, a TAM escalou dois comandantes para o voo, e não um comandante e um copiloto, o que pode ter impactado a dinâmica da cabine.
- O relatório também destacou falhas no manuseio dos manetes e apontou demora da recém-criada Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) em implementar regras mais rígidas para a operação em Congonhas.
- A Airbus, fabricante do avião, atribuiu o acidente a uma combinação de erros humanos e problemas operacionais. A empresa alegou que os pilotos não ajustaram corretamente os manetes e que a TAM não implementou um software que poderia ter alertado sobre a assimetria no comando. Também citou falhas na infraestrutura do aeroporto.
- Após 17 anos, ninguém foi responsabilizado judicialmente pelo acidente. No local da tragédia, foi erguido um memorial em homenagem às vítimas, com destaque para um pé de amora que sobreviveu ao impacto.
A estreia de Congonhas: Tragédia Anunciada está marcada para 23 de abril, na Netflix. Veja o trailer: