As imagens de uma criança recém-nascida encontrada abandonada nas ruas do Rio de Janeiro viralizaram nas redes sociais e comoveram e emocionaram até mesmo os policiais que participaram do resgate.
“Olha só que coisa linda, gente”, disse um dos PMs, enquanto retirava a menina de uma caixa de papelão em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Ela foi levada ao Hospital Municipal Adão Pereira Nunes, em Saracuruna, no municópio de Duque de Caxias.
Veja:
Segundo o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), a recém-nascida abandonada será acolhida por uma instituição de caridade assim que receber alta.
Na decisão do plantão judiciário, ficou definido que a bebê será levada ao Lar da Esperança. O Conselho Tutelar deverá apresentar um relatório detalhado do caso em cinco dias.
O hospital ainda deverá relatar o estado de saúde da criança em 48 horas. Segundo a unidade de saúde, a recém-nascida segue na UTI neonatal “estável, respirando em ar ambiente e sob cuidados da equipe médica.”
A criança – que teria nascido com 39 semanas e cinco dias de de gestação, com 3.570g e 51,5 cm de altura – estava com roupas de manga longa e enrolada em uma manta.
Segundo a Polícia Militar (PMRJ), a moradora entregou a bebê – que estava sobre um sofá próximo a entulhos na calçada da Avenida Francisco, no bairro Vasco – a policiais militares do 39º BPM (Belford Roxo).
Primeiros socorros
Os agentes levaram a bebê ao hospital para os primeiros-socorros. A direção da unidade informou que ela foi avaliada pela equipe de neonatologia e segue estável, na UTI neonatal.
A Polícia Civil divulgou que o caso foi registrado na 54ª DP (Belford Roxo) e que as circunstâncias do abandono estão sendo apuradas.