O filme As Panteras pode não ter caído nas graças da crítica especializada nos anos 2000, mas a produção de espionagem se tornou, aos olhos do público, ícone do começo do século 21. A produção inclusive inspirou uma sequência mais de 20 anos depois, e entrou para o catálogo da Netflix no dia 1º de abril.
Estrelada por Cameron Diaz, Drew Barrymore e Lucy Liu, estrelas que estavam muito em alta em Hollywood na época, a produção acompanha a jornada de três multitalentosas e inteligentes detetives. Elas trabalham para Charlie, um chefe de uma agência de detetives que evita sempre o confronto cara-a-cara com suas contratadas.
As Panteras são conhecidas não pelo uso de armas e sim pela capacidade lutas corpo a corpo e de outros objetos. No longa de 2000, elas enfrentam o maior desafio da carreira quando passam a investigar o sequestro do bilionário Eric Knox (Sam Rockwell).
O filme chegou aos cinemas norte-americanos em 24 de novembro de 2000, com direção de Joseph McGinty Nichol (conhecido como McG) e roteiro de Ryan Rowe e Ed Solomon. A produção foi inspirada na série de mesmo nome que ficou no ar nos EUA entre 1976 e 1981.
Sequência da produção teve galã brasileiro
As Panteras (2000) não foi um sucesso absoluto de crítica na época, mas conseguiu emplacar uma sequência nos cinemas em 2003, intitulada As Panteras: Detonando. A produção contou com o retorno das três protagonistas Cameron Diaz, Drew Barrymore e Lucy Liu.
Em As Panteras: Detonando, as agentes precisam ajudar o Governo dos Estados Unidos após um arquivo do sistema de proteção à testemunha ser roubado e cinco pessoas do programa serem assassinadas. O longa trás Demi Moore no papel da suspeita número um do caso, uma ex-pantera que deixou a agência tempos atrás para entrar no mundo do crime.
O filme marcou ainda a estreia do galã brasileiro Rodrigo Santoro em Hollywood. O astro que até então tinha participado de produções nacionais, esteve no filme em uma pequena aparição, como o surfista Randy Emmers que deixa as protagonistas “apaixonadas”.
No fim de 2024, o ator inclusive compartilhou um “tbt” dos bastidores da produção ao lado de Cameron Diaz, Drew Barrymore, Lucy Liu e Demi Moore. A participação no filme foi apenas a primeira do extenso currículo do ator em produções internacionais.