Diretor vencedor do Oscar de Melhor Documentário de 2025, com No Other Land, Yuval Abraham revelou nesta segunda-feira (24/3) que o co-diretor da produção, Hamdan Ballal, foi espancado por soldados israelenses e que teria sido sequestrado. As informações foram compartilhadas no X, antigo Twitter.
Segundo Yuval Abraham, que é israelense, Hamdan Ballal estaria com ferimentos na cabeça e no estômago e teria sido sequestrado dentro da ambulância em que era transportado.
“Um grupo de colonos acabou de linchar Hamdan Ballal, co-diretor do nosso filme No Other Land. Eles o espancaram e ele tem ferimentos na cabeça e no estômago, sangrando. Soldados invadiram a ambulância que ele chamou e o levaram. Nenhum sinal dele desde então”, afirmou Yuval Abraham.
Yuval compartilhou também imagens de um suposto ataque de soldados israelenses a ativistas. Nas imagens, um homem, que seria israelense, é visto ameaçando pessoas e jogando pedras nela.
Desde sua estreia, o documentário No Other Land vem sendo alvo de ataques. O filme, produzido por um coletivo palestino-israelense, mostra a destruição de Masafer Yatta (conjunto de aldeias palestinas) por soldados israelenses na Cisjordânia ocupadal.
A group of settlers just lynched Hamdan Ballal, co director of our film no other land. They beat him and he has injuries in his head and stomach, bleeding. Soldiers invaded the ambulance he called, and took him. No sign of him since.
— Yuval Abraham יובל אברהם (@yuval_abraham) March 24, 2025