Um ciclone extratropical, o primeiro de 2025, que se configura no Oceano Atlântico a sudeste do Rio Grande do Sul e ao extremo oeste de Santa Catarina, traz a possibilidade de temporais, com rajadas de vento, descargas elétricas e queda de granizo nesta quinta-feira (27/3).
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu quatro alertas de chuvas intensas que abrangem todas as outras quatro regiões do Brasil.
Ciclone extratropical
Formado por centros de baixa pressão que ocorrem do contraste de temperaturas, os ciclones extratropicais são fenômenos característicos do outono no território gaúcho. Ele começa a se deslocar do extremo Sul do país e deve se estender até sexta-feira.
A Defesa Civil Municipal de Porto Alegre emitiu alerta para chuva intensa entre a tarde desta quinta e a noite desta sexta-feira (27/3). Com previsão de alta precipitação, rajadas de vento de até 50 km/h, descargas elétricas e queda de granizo, os acumulados podem chegar a 40 mm.
O órgão recomenda que os moradores evitem enfrentar o mau tempo e se afastem de áreas alagadas, arroios e rios. A atenção deve ser redobrada para moradores de áreas vulneráveis e de risco, que devem buscar abrigo seguro ou utilizar as estruturas disponibilizadas pela prefeitura.
A Defesa Civil também recomenda manter distância de postes, árvores e placas de sinalização, que podem ser derrubadas pelos ventos.
Alertas
Quatro avisos na escala amarela, de “perigo potencial”, indicam chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos de 40 a 60 km/h, que, além do Rio Grande do Sul, englobam por boa parte do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, cenário comum nas últimas semanas, devido à alta umidade.
A recomendação do Inmet é de que a população evite enfrentar o mau tempo, observe a alteração nas encostas e, se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.