spot_imgspot_img
More
    spot_imgspot_img
    HomeBrasilChuva ganha força e se espalha pelo país nesta sexta; confira previsão

    Chuva ganha força e se espalha pelo país nesta sexta; confira previsão

    -

    A sexta-feira (10/10) deve ser de chuvas em várias regiões do país, em razão do avanço recente de uma frente fria entre o Sul e o Sudeste do Brasil que continua influenciando o tempo, ao favorecer o aumento da umidade proveniente da Amazônia. Esse cenário amplia as condições de chuva no Centro-Oeste, especialmente em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

    Embora o sistema frontal não atue diretamente sobre a região, ele estimula a formação de um canal de umidade que contribui para nuvens carregadas e mudança na direção dos ventos, responsável por aliviar o calor intenso dos últimos dias.

    De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), essas chuvas têm característica de temporal, com descargas elétricas, trovoadas e também rajadas de vento. O clima também tem grande influência da estação do ano, a primavera, com calor, umidade e pancadas de chuva.

    Leia também

    Chuvas irregulares

    As instabilidades seguem atuando de forma irregular, com pancadas localizadas intercaladas por períodos de sol. No norte de Mato Grosso e no sul de Mato Grosso do Sul, há risco de chuvas mais fortes, acompanhadas de raios e rajadas de vento. Também deve chover entre o sudeste de Mato Grosso e o sul de Goiás, enquanto o norte goiano ainda enfrenta tempo firme e temperaturas elevadas.

    No estado de Mato Grosso, a umidade atmosférica elevada mantém o risco de temporais isolados, principalmente na metade norte. Em Mato Grosso do Sul, as instabilidades se concentram no extremo sul, e em Goiás, as pancadas ocorrem com maior frequência no sul do estado, alternando momentos de sol e abafamento.

    A tendência para os próximos dias é de aumento da chuva e diminuição gradual do calor, com acumulados que podem chegar a 25 mm em grande parte da região até o início da próxima semana. A partir do dia 13, as precipitações devem se tornar mais abrangentes, atingindo também o Triângulo Mineiro.

    O Inmet emitiu um alerta relativo à presença de tempestades na região durante esta sexta. O aviso, que possui grau de intensidade de “perigo”, identificado pela cor laranja, é válido para o centro-sul paraense, o nordeste de Mato Grosso e a porção leste do Tocantins.

    Cavado meteorológico

    Na Região Sul, o Paraná segue sob influência de um cavado meteorológico, com risco de pancadas fortes e ventos intensos. Em Santa Catarina, há possibilidade de chuva no litoral e oeste, enquanto o Rio Grande do Sul terá tempo firme e temperaturas em elevação com o afastamento da massa de ar polar.

    No Sudeste, as áreas de instabilidade permanecem ativas sobre São Paulo, com destaque para o centro-sul, litoral e interior, onde a chuva pode variar de moderada a forte intensidade. Há possibilidade de temporais no decorrer da tarde. Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo também seguem com tempo instável, e as temperaturas continuam mais amenas no sul e no litoral paulista e mineiro.

    No Nordeste, os ventos que sopram do oceano mantêm a chuva ao longo da faixa litorânea, do sul da Bahia ao Rio Grande do Norte. As precipitações podem ser mais fortes entre o litoral baiano e alagoano. No interior, o tempo firme predomina, com calor intenso e umidade do ar em níveis críticos, abaixo de 30% em algumas áreas.

    Já no Norte, temporais ganham força sobre Roraima, Amazonas, Pará e oeste do Tocantins, com risco de chuva moderada a forte e ventos intensos. No Acre e no Amapá, as pancadas ocorrem de forma mais isolada.

    Willian Carvalho de Menezes
    Willian Carvalho de Menezes
    Jornalista Profissional (0014562/DF) e fotojornalista com 20 anos de experiência na cobertura de fatos que marcaram o Distrito Federal e o Brasil. Atualmente estou à frente do portal Clique DF, onde combino meu olhar jornalístico com a sensibilidade da fotografia para informar com responsabilidade, profundidade e compromisso com a verdade.

    Related articles

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Stay Connected

    0FansLike
    0FollowersFollow
    3,912FollowersFollow
    22,700SubscribersSubscribe
    spot_imgspot_img

    Latest posts