O mês de abril tem um clima típico de outono, mas ainda guarda algumas característica do verão, como temperaturas elevadas e chuvas. Apesar disso, os dias de calor são menos comuns, e os dias com madrugadas amenas ou frias também aumentam e, em alguns anos, acontecem até episódios de frio intenso.
De acordo com a Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a semana a partir de 14 de abril apresenta chuvas menos volumosas em relação à semana anterior, ficando concentradas no Amapá, bem como nas partes oeste e sul da Região Norte.
Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, também devem ocorrer acumulados de chuva que podem ultrapassar 80 mm durante a semana. Nas regiões Nordeste e Sul do Brasil, a tendência é de ocorrência de chuvas com acumulados abaixo de 40 mm.
Na Região Norte, o destaque vai para o norte e sul do Amazonas e Pará e também o Amapá, com volumes de chuva que podem ultrapassar os 60 mm. Na Região Nordeste, as áreas de devem permanecer ao longo da semana sobre o oeste do Maranhão, bem como em áreas da costa da Bahia e do Sergipe, com volumes variando entre 20 mm e 50 mm.
Na Região Centro-Oeste, a previsão é de chuvas mais localizadas sobre Mato Grosso e Goiás, com acumulados que podem superar os 50 mm. No Sudeste, o centro-sul dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo podem registrar acumulado de 50 mm.
Já no Sul do país, a semana começa com tempo estável em grande parte da região. O destaque vai para o centro-norte do Paraná, que deve receber volumes de chuva acima dos 40 mm.