Os filmes inspirados nos gibis de Maurício de Sousa conquistaram o público e se tornaram uma das franquias mais bem-sucedidas do cinema brasileiro, trazendo os amados personagens da Turma da Mônica para as telonas. Nesta quinta-feira (9/1), é a vez de Chico Bento protagonizar sua história em Chico Bento e a Goiabeira Maraviosa, que estreia nos cinemas.
O longa expande o universo criado por Maurício de Sousa, trazendo para as telonas o querido Chico Bento e seus amigos da Vila Abobrinha. O papel principal ficou com Isaac Amendoim, ator que já conquistava o público ao compartilhar sua rotina na fazenda nas redes sociais, e agora dá vida ao icônico personagem no cinema.
Em entrevista ao Metrópoles, o ator revelou que se inspirou em sua própria vivência para dar vida ao personagem. “Antes eu gravava vídeo na roça assim, de comédia, e para fazer o Chico Bento, eu quase fiz eu mesmo”, brincou o ator mirim de nove anos. Esse “passado” de Isaac como influenciador foi o que chamou a atenção da produção do filme.
Segundo Fernando Fraiha, diretor do longa, eles viram o trabalho e o carisma de Isaac, traços essenciais para viver o personagem, mas também trabalharam outras nuances do personagem com ele.
“O Chico Bento está vivendo uma situação séria e o filme não é exatamente uma esquete. Para o público é uma comédia, mas aos olhos do Chico Bento o que ele está vivendo é uma tragédia profunda”, explicou o diretor ao falar sobre a trama principal do filme, a possível derrubada da goiabeira favorita de Chico.
Bastidores da produção
O processo de preparação do elenco infantil foi pensado como uma grande brincadeira, segundo o diretor Fernando Fraiha, para ajudar as crianças a decorar mais de 100 páginas de roteiro.
“Eu morro de saudades daquele período em que estávamos na sala de ensaio, fazendo jogos, leituras e conversando sobre as cenas. Eu me segurava muito, porque queria que eles me explicassem o filme. Cada um tinha seu ponto de vista. Às vezes, o Isaac falava o que achava que estava acontecendo em uma cena, a Ana Júlia discordava e trazia a perspectiva da Rosinha. Era muito lindo ver como cada personagem se mantinha fiel ao que enxergava na história”, destacou o diretor.
Isaac Amendoim, intérprete de Chico Bento, relembrou dois momentos marcantes das filmagens. “Teve uma parte que eu gostei muito de gravar, mas que foi difícil, porque tive que chorar. E também adorei as cenas em que eu pulava no colchão, era muito divertido”, contou o ator.
O diretor explicou que a cena citada por Isaac acontece quando Chico Bento escala a goiabeira e, em um momento emocionante, acaba caindo dela. O cuidado em equilibrar diversão e drama foi fundamental para dar vida à história e manter a essência dos personagens.
Outro aspecto interessante dos bastidores foi a participação ativa de Maurício de Sousa no processo criativo. Além de fazer uma aparição especial no longa, o criador da Turma da Mônica também contribuiu diretamente na elaboração do roteiro.
“Ele esteve muito próximo de todo o processo, especialmente por ser muito zeloso com o Chico Bento. Ele vê nesse personagem muito da própria infância e de momentos importantes de sua história. Isso foi a melhor coisa que poderia ter acontecido. Ele cobriou que entregássemos o melhor roteiro possível, o que acabou elevando ainda mais a qualidade do filme”, explicou Fernando Fraiha.
Cross-over com a Turma da Mônica?
Com o sucesso dos filmes live-action da Turma da Mônica como Laços e Lições, fãs já mantêm a expectativa para que em breve os personagens se encontrem com Chico Bento e sua Turma. “Seria uma loucura”, brincou Isaac.
Já para Fernando, a ideia ainda está em estágios de um sonho e afirma que seria necessário uma boa ideia. “É um terreno muito perigoso para se especular mas se um dia tiver uma ideia boa e a MSP [Maurício de Sousa Produções] embarcar nisso, ou se eles tiverem uma ideia boa e trouxerem para a gente vai ser divertidíssimo fazer mas por enquanto não tem nada”, destacou.