Originária do Caribe e da América Central, a graviola é uma fruta nutritiva e com sabor doce e levemente ácido. As folhas do pé em que o alimento nasce também trazem benefícios quando consumidas em forma de chá, podendo reduzir inflamações e dores no corpo, além de fortalecer o sistema imunológico.
“Por se tratar de uma parte mais sensível da planta, o chá feito com as folhas de graviola deve ser feito por infusão. Para isso, o indicado é escolher folhas secas ou frescas”, explica o nutricionista e professor Leandro Rodrigues, da Universidade Católica de Brasília.
Compostos bioativos do chá de folha de graviola
- Acetogeninas: são os principais compostos responsáveis por muitas das atividades biológicas da planta, incluindo efeitos anticancerígenos.
- Alcaloides: compostos que podem contribuir para atividades farmacológicas diversas.
- Flavonoides: entre eles está a quercetina, conhecida por suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
- Compostos fenólicos: também auxiliam na atividade antioxidante de forma significativa.
Benefícios do chá de folha de graviola
Alívio de dores e redução de inflamações
As propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias do chá de folha de graviola ajudam a neutralizar os radicais livres, aliviando dores e reduzindo inflamações no organismo.
Fortalecimento do sistema imunológico
“O chá de graviola contém vitamina C, que ajuda a estimular a produção de células brancas do sangue”, destaca Leandro. As unidades são responsáveis por defender o corpo de invasores e infecções.

Ajuda na digestão
As propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes da bebida feita com folhas da graviola ajudam a diminuir a acidez gástrica, melhorando a digestão.
Potencial anticancerígeno e hipoglicemiante
Estudos in vitro mostram que as acetogeninas presentes nas folhas têm potencial citotóxico contra várias linhas celulares cancerígenas. Já pesquisas em animais sugerem que o extrato de folha de graviola pode ajudar na redução dos níveis de glicose no sangue.
“É importante notar que muitos desses estudos foram realizados em modelos animais ou in vitro e mais pesquisas são necessárias para confirmar os efeitos em humanos”, alerta o nutricionista Everton Batista, que atua em Brasília.
Veja como preparar o chá de folha de graviola
Ingredientes:
- 1 litro de água filtrada;
- 15 folhas secas de graviola.
Modo de preparo:
Ferva a água até entrar em ebulição. Despeje a água quente sobre as folhas. Tampe e deixe em infusão por cinco a dez minutos. Coe e consuma a bebida quente ou fria.
Contraindicações
Mesmo tendo diversos benefícios, o consumo do chá de folha de graviola deve ser feito com cautela em algumas situações. Por exemplo, gestantes e lactantes não devem ingerir a bebida devido à falta de estudos sobre a sua segurança. Pessoas com hipotensão também devem evitar a infusão, pois o chá pode reduzir ainda mais a pressão arterial.
Além disso, há indícios de que o consumo excessivo do chá de folha de graviola pode gerar sintomas semelhantes aos da doença de Parkinson. “É fundamental consultar um profissional de saúde antes de iniciar o consumo, especialmente se a pessoa estiver fazendo uso de outros medicamentos ou tiver condições de saúde preexistentes”, ressalta Batista.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!