spot_img
More
    spot_img
    HomeSaúdeChá de erva-doce: conheça os benefícios da bebida calmante e medicinal

    Chá de erva-doce: conheça os benefícios da bebida calmante e medicinal

    -

    A erva-doce é tradicionalmente conhecida por ter um sabor suave e aroma delicado. Quando consumida em forma de chá, essa planta medicinal pode trazer diversos benefícios para o corpo e a mente, que vão desde o alívio de problemas digestivos até a melhora da qualidade do sono – além de ser um ótimo aliado para perder alguns quilos na balança.

    A bebida é poderosa, pois é repleta de propriedades anti-inflamatórias e calmantes. “Devido a essas propriedades, o chá ajuda bastante na sensação de empachamento e gases que acometem muitas pessoas, além de ser importante para quem tem dificuldade em relaxar e pegar no sono”, conta a nutricionista Laura de Souza Silva, da Clínica Nutrindo o Conhecimento, em Brasília.

    Benefícios do chá de erva-doce

    O chá de erva-doce pode ser utilizado em várias ocasiões e não apenas para o relaxamento ou problemas na digestão. Entre as principais vantagens da bebida estão:

    Alívio de cólicas 

    Por conter propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, como o estragol, anetol, eugenol e linalol,  o chá de erva-doce ameniza as cólicas intestinais e menstruais.

    Combate da prisão de ventre

    Isso acontece pois o anetol presente na planta medicinal auxilia os movimentos naturais do intestino, tornando a eliminação de fezes mais fácil.

    Ajuda na perda de peso

    O efeito diurético do chá ajuda na diminuição do inchaço e na eliminação do excesso de líquidos do corpo. No entanto, é importante lembrar que a bebida deve ser associada a uma rotina alimentar saudável para contribuir na perda de peso.

    Imagem colorida de sementes de erva-doce - Metrópoles
    Uma das formas de fazer o chá de erva-doce é através das sementes da planta

    Alívio da tosse 

    A ação anti-inflamatória da erva-doce ajuda a combater a tosse em situações de gripe, resfriados e bronquite.

    Ajuda nos sintomas da menopausa

    Novamente, a ação do composto aromático com ação estrogênica presente na erva-doce, conhecido como anetol, auxilia a aliviar sintomas típicos da menopausa, como ondas de calor e alteração de humor.

    Diminuição da dor de cabeça 

    O chá de erva-doce age contra as dores na cabeça através de suas propriedades analgésicas e anti-inflamatórias.

    Melhora o hálito 

    As propriedades antibacterianas da planta medicinal ajudam a combater as bactérias que causam o mau hálito, tornando o cheiro da boca agradável e refrescante.

    Veja como preparar o chá de erva-doce

    De acordo com os especialistas, há duas formas de consumir o chá de erva-doce, utilizando folhas frescas ou sementes da planta.

    Ao usar as sementes:

    • Use de 1 a 2 colheres de chá de sementes para fazer uma xícara da bebida;
    • Ferva as sementes em água por cerca de 5 minutos;
    • Por último, coe.

    Ao usar as folhas:

    • Utilize 2 a 3 folhas grandes para uma xícara de chá;
    • Após secar as folhas, coloque cerca de uma colher de chá por xícara de água;
    • Aqueça a água e, quando começar a ferver, desligue o fogo;
    • Coloque as folhas ou sementes de erva-doce;
    • Cubra a xícara e deixe em infusão por cerca de 5 a 10 minutos.

    Contraindicações da bebida

    De modo geral, em quantidade moderadas, não há nenhuma contraindicação em relação ao consumo de chá para crianças, adultos e idosos.No entanto, as lactantes devem tomar cuidado, pois a bebida pode causar relaxamento no útero.

    “Quase nenhum produto quente é bom para ser usado durante a gravidez, mas muitas grávidas que têm má digestão, inchaço abdominal e muita cólica durante a gestação acabam tomando. Então, em quantidades baixas, pode ser usado”, explica o nutricionista Isaac Nunes, da Clínica Saúde Imediata, em Brasília, em entrevista anterior ao Metrópoles.

    Inclusive, na fase de amamentação, Laura explica que a erva-doce pode auxiliar no aumento da produção de leite, além de ajudar alguns bebês em caso de cólica. No entanto, a dose do chá precisa ser avaliada com cuidado pelo médico.

    Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

    Willian Carvalho de Menezes
    Willian Carvalho de Menezes
    Jornalista Profissional (0014562/DF) e fotojornalista com 20 anos de experiência na cobertura de fatos que marcaram o Distrito Federal e o Brasil. Atualmente estou à frente do portal Clique DF, onde combino meu olhar jornalístico com a sensibilidade da fotografia para informar com responsabilidade, profundidade e compromisso com a verdade.

    Related articles

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Stay Connected

    0FansLike
    0FollowersFollow
    3,912FollowersFollow
    22,400SubscribersSubscribe
    spot_img

    Latest posts