A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), entregou, nesta segunda-feira (31/3), o Troféu Mérito a artesãs e artesãos. A cerimônia foi realizada no Museu Nacional da República.
Além de Celina, participaram do evento os secretários de Turismo, Cristiano Araújo, de Cultura, Cláudio Abrantes, da Mulher, Giselle Ferreira, e de Governo, José Humberto Pires.
Celina destacou a importância da realização desse evento para o empreendedorismo do Distrito Federal. “Brasília é a capital da República, ela é a capital da diversidade, da cultura e do artesanato também. É uma fonte de geração de riqueza, de renda, mas, principalmente, de trazer a parte cultural do Distrito Federal”, disse.
“Hoje, o artesanato é muito forte na cidade. Temos aqui importações, exportações desse tipo de produto, que está presente não só em outros países, mas também sendo uma oportunidade de renda para milhares de famílias da capital. Queremos homenagear essas pessoas que vivem do artesanato, que fazem nossa cidade cada vez mais especial. Então, é uma honra estar participando dessa premiação”, acrescentou.
Atualmente, o Distrito Federal conta com mais de 15 mil artesãos cadastrados.
Pesquisa
Durante o evento, a vice-governadora falou sobre a pesquisa de intenções de voto realizada pelo Paraná Pesquisas que a colocam na liderança para o governo do DF, com 36,6% das intenções de voto. “Eu acho que isso é uma fotografia desse momento, isso reflete no nosso trabalho, mas o meu foco não é sobre pesquisa, meu foco é sempre no trabalho”, disse.
“Eu tenho quatro mandatos, acredito que você sempre tem que estar muito focado no dia a dia da população. Agradeço a todo mundo que lembrou do nosso nome, mas eu só posso recompensar trabalhando cada dia mais”, finalizou.
Ainda entre eventuais candidatos a governador, o senador Izalci Lucas (PL) fica com 11,3%, e o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass (PV), 11,2%. Na sequência, aparecem Paula Belmonte (Cidadania), com 7,6%; Ricardo Cappelli (PSB – 5,8%) e Eduardo Pedrosa (União Brasil – 5,4%).
A pesquisa, divulgada nesta segunda-feira (31/3), ocorreu na modalidade estimulada – quando os nomes de possíveis candidatos são sugeridos aos entrevistados –, entre 21 e 25 de março, presencialmente e com 1,6 mil eleitores de todo o Distrito Federal. O nível de confiança do estudo é de 95%, e a margem de erro, de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.