A governadora em exercício Celina Leão (PP), afirmou que vai apresentar na segunda-feira (4/9) um planejamento aos órgãos Federais para garantir a segurança do DF durante as comemorações do 7 de Setembro.
“Apresentaremos esse plano a todos os órgãos envolvidos no evento para que a gente possa fazer as intervenções necessárias na área de segurança, tanto no Dia da Independência quanto no dia anterior”, disse neste sábado (2/9).
Na sexta-feira (1º/9), Celina afirmou que a programação para o feriado de 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios contará com mais policiais do que a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em ofício direcionado ao governador Ibaneis Rocha (MDB) e ao secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, enviou um alerta sobre convocações para atos de manifestação na data.
Dino compartilhou 10 vídeos “que tratam de supostas manifestações articuladas e previstas para ocorrer em 7 de Setembro de 2023”.
“O GDF está preparado. Confiamos em nossa [Secretaria de] Segurança Pública, mas, dessa vez, queremos compartilhar informações [com o governo federal], caso haja dados divergentes do que tivermos. E esse grupo ficará instituído até o dia 8. É um monitoramento e uma integração para que possamos ter um espírito colaborativo e um dia de paz”, declarou Celina na sexta.
Ainda neste sábado, a Presidência da República promoveu um ensaio do desfile de 7/9, Dia da Independência (foto em destaque), com a participação da imprensa, na Esplanada dos Ministérios. Parte das vias foi interditada pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) para o trânsito de veículos.
Evento em Santa Maria
Celina Leão participou nesta manhã do evento GDF Mais Perto do Cidadão, em Santa Maria, no Distrito Federal. Organizado pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), o objetivo do programa é desenvolver ações itinerantes nas diversas regiões administrativas do DF, voltadas à promoção do bem-estar e da qualidade de vida.
Foto-gdf-mais-perto-do-cidadão (2)
Foto-gdf-mais-perto-do-cidadão (1)
0
A 11ª edição da ação, que começou nessa sexta-feira (1º/9), na 1ª etapa do Condomínio Porto Rico, em frente ao Conjunto G, seguiu com atendimentos até as 12h deste sábado (2/9).
Foram oferecidos, de maneira gratuita aos cidadãos, serviços do GDF ofertados pelo Na Hora, pela Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb), pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab), pelo Departamento de Trânsito (Detran), Neoenergia e pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em um único lugar.
No local, também foi oferecido aos cidadãos a aferição de pressão arterial e glicemia, atendimento relacionados a emprego e renda, educação, vacinação de animais, além de atividades educativas de saúde mental e de saúde da mulher.
Segundo o Governo do Distrito Federal (GDF), ao longo das edições, o GDF Mais Perto do Cidadão já soma cerca de 45 mil atendimentos.
Organizado pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), o objetivo do programa GDF Mais Perto do Cidadão é desenvolver ações itinerantes nas diversas regiões administrativas do DF, voltadas à promoção do bem-estar e da qualidade de vida.