spot_img
sábado, 19 abril, 2025
More
    spot_img
    HomeBrasiliaCâmeras corporais mostram indígenas atirando pedras em PMs no Noroeste

    Câmeras corporais mostram indígenas atirando pedras em PMs no Noroeste

    -

    Imagens das câmeras corporais flagram o momento em que policiais militares são recebidos a pedradas por indígenas. As cenas ocorreram em ação para retomada de posse de região localizada no Noroeste, área nobre do Distrito Federal, durante a manhã dessa terça-feira (15/4).

    A operação do Governo do Distrito Federal (GDF), deflagrada pela Agência de Desenvolvimento (Terracap) e pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), teve como respaldo uma decisão judicial que autoriza a retomada da posse de uma área supostamente desocupada.

    Os policiais foram acionados para apoiar a operação. Durante a tentativa de negociação entre os policiais e indígenas que ocupavam a área, foi solicitada a retirada dos manifestantes do local, nas proximidades de um barraco não residencial que deveria ser demolido.

    Foi estabelecido um prazo para o cumprimento voluntário, porém, não houve êxito no diálogo. Os manifestantes passaram a lançar pedras contra os policiais, impedindo a aproximação das equipes. Eles também estavam munidos de arco e flecha, mas não os utilizaram.

    Assista:

    Diante da resistência, foram acionadas unidades do Batalhão de Choque e da Cavalaria da PMDF. As equipes realizaram a dispersão com técnicas e equipamentos de controle de distúrbios civis. Apesar da intervenção, os manifestantes continuaram arremessando pedras contra as forças de segurança. Não houve registro de feridos.

    O princípio de tumulto do grupo foi dispersado pelos militares. Em seguida, o barraco de madeira e lona que estava na área foi derrubado pelas equipes da Terracap.

    “Chegaram metendo bomba”, dizem indígenas

    Era pouco depois das 7h quando a tranquilidade na Aldeia Teko Haw foi interrompida por bombas de gás lacrimogêneo, tiros de bala de borracha e o barulho do avançar de cavalos, segundo lideranças locais. A comunidade faz parte da Terra Indígena Bananal, também conhecida como Santuário dos Pajés, localizada no Setor Noroeste, a cerca de 25 minutos do Congresso Nacional, no centro de Brasília (DF).

    Veja imagens gravads pelos indígenas:

    Os indígenas que habitam a região desde antes da construção de Brasília, no entanto, lembram que o território é ancestral e habitado por 380 indígenas de etnias diversas.

    Morador da Aldeia Teko Haw, Wenzo Maxacali, 33 anos, contou à reportagem que havia crianças no local na hora da ação. Algumas delas saíam de casa para entrar no ônibus escolar.

    “Os policiais agiram com brutalidade, sem aviso, sem diálogo. Chegaram metendo bomba, dando tiro. Virou um mar de fumaça. Só spray de pimenta no ar, o pessoal está tossindo até agora [à tarde]. A maioria está machucada, queimada por dentro, porque inalamos isso tudo. Meus órgãos doem até agora”, relatou Wenzo.

    Related articles

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Stay Connected

    0FansLike
    0FollowersFollow
    3,912FollowersFollow
    22,300SubscribersSubscribe
    spot_img

    Latest posts