A sexta-feira (24/10) segue a tendência dos últimos dias e, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), será marcada por extremos climáticos no país. Segundo o órgão, grande parte do território nacional terá tempo firme e seco, com destaque para o predomínio do sol e baixa umidade nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul.
Enquanto isso, a combinação de calor e umidade mantém o cenário favorável a pancadas de chuva no Norte e na faixa litorânea da Bahia.
A probabilidade de precipitação acima de 5 milímetros é baixa sobre a maior parte do Brasil, com exceção do noroeste da Amazônia, onde há previsão de chuvas mais intensas.
Já as instabilidades devem se concentrar no oeste do Amazonas, norte do Acre e Roraima, onde a atmosfera está bastante aquecida e úmida, criando condições para temporais isolados, acompanhados de trovoadas e rajadas de vento.
Leia também
-
Tempo fecha e chuvas castigam boa parte do país; confira o clima
-
Clima: sábado tem chuvas intensas no Sul e frente fria no Sudeste
-
Frente fria se aproxima e chuvas se intensificam; confira o clima
-
Vários estados têm alerta de baixa umidade do ar; confira o clima
Confira a previsão
No Nordeste, a frente estacionária que atua sobre o oceano segue influenciando o tempo entre Salvador e o sul da Bahia. O sistema transporta umidade para o litoral, o que mantém as chuvas intermitentes nessa faixa costeira, especialmente na capital baiana e regiões próximas.
Já no Sul do país, o tempo começa a mudar no fim do dia, com o avanço de um cavado atmosférico no sudoeste do Rio Grande do Sul, que dará origem a uma frente fria no sábado. O sistema deve se deslocar gradualmente, trazendo chuvas e temporais localizados nos próximos dias.
De acordo com o Inmet, a frente vai se formar no Rio Grande do Sul e, ao longo do fim de semana, deve avançar em direção ao Centro-Oeste e Sudeste, rompendo o período de tempo firme e provocando as primeiras chuvas mais organizadas da primavera.
Enquanto isso, nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, o predomínio de sistemas de alta pressão mantém o céu aberto e o tempo seco. O ar seco eleva as temperaturas e derruba a umidade relativa do ar para níveis entre 25% e 35% em alguns pontos. A atmosfera está aquecendo, e isso é um prenúncio para os temporais de fim de semana. Sexta ainda será um dia de pouca nebulosidade.
Amplitude térmica
Os mapas do Inmet indicam temperaturas mínimas entre 13°C e 19°C no Sul e Sudeste, especialmente nas áreas serranas, enquanto as máximas podem ultrapassar 35°C no interior do Centro-Oeste, Tocantins, oeste da Bahia e Piauí. A amplitude térmica será acentuada, com manhãs mais amenas e tardes de calor intenso.
Nas capitais, São Paulo deve registrar mínima de 14°C e máxima de 27°C, com tempo firme e baixa umidade. Em Porto Alegre, as temperaturas variam entre 17°C e 30°C; em Campo Grande, entre 21°C e 34°C; Brasília, entre 18°C e 31°C; Belo Horizonte, entre 17°C e 30°C; Salvador, com 24°C de mínima e 29°C de máxima; e Manaus, entre 24°C e 33°C.
O Inmet também mantém alertas de perigo potencial, em amarelo, para baixa umidade em áreas do Centro-Oeste e Sudeste, e de chuvas intensas, em laranja, em partes do Norte e do litoral baiano.



