spot_img
More
    spot_img
    HomeBrasilBolsonaro diz que criou o Pix e se oferece para negociar com...

    Bolsonaro diz que criou o Pix e se oferece para negociar com Trump

    -

    O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, nesta quinta-feira (17/7), que o sistema de pagamentos Pix é uma criação de seu governo. Durante visita ao Senado, ele sugeriu que a investigação comercial aberta pelos Estados Unidos contra o Brasil acontece devido ao impacto financeiro que o Pix teria causado aos bancos.

    Em entrevistas a jornalistas no Senado na manhã desta quinta, Bolsonaro se colocou à disposição para mediar uma negociação com o presidente norte-americano, Donald Trump, em busca de um acordo para conter o aumento de tarifas contra produtos brasileiros.

    “O Pix tem nome: Jair Bolsonaro. Antes do Pix, você usava cartão. Os bancos perderam comigo, com Pix, TED e DOC, mais de R$ 20 bilhões. E eu não taxei o Pix”, afirmou Bolsonaro.

    Pix é projeto do governo Temer

    O projeto do Pix começou a ser desenvolvido ainda no governo de Michel Temer (MDB), em 2018, sob coordenação do Banco Central.

    O sistema de pagamento foi lançado oficialmente em novembro de 2020, durante a gestão de Bolsonaro. No entanto, registros públicos mostram que a concepção do sistema já estava em andamento antes da posse do ex-presidente.

    Desejo de mediar a situação

    Mesmo assim, Jair reafirmou seu desejo em agir como “mediador”, dizendo que poderia ajudar o Brasil a evitar as tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos a partir de agosto.

    “Acho que teria sucesso numa audiência com presidente Trump. Estou à disposição. Se me derem um passaporte, eu negocio”, disse.

    Bolsonaro teve seu passaporte apreendido pela Polícia Federal em fevereiro deste ano, no contexto da investigação sobre tentativa de golpe de Estado.

    Leia também

    Eduardo Bolsonaro “é mais útil lá do que aqui”

    Além disso,  o ex-presidente elogiou a atuação do filho, Eduardo Bolsonaro (PL-SP), nos Estados Unidos. Segundo ele, o deputado licenciado tem atuado junto a aliados de Trump e poderia contribuir com as negociações.

    “Ele é mais útil lá do que aqui”, disse.

    Eduardo está em solo americano desde março e já declarou que pretende abrir mão de seu mandato. O parlamentar pode ser cassado por ausência.

    “Ele tem portas abertas no governo Trump, conhece dezenas de parlamentares e está trabalhando pela nossa liberdade”, completou Bolsonaro, fazendo referência às movimentações do filho contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.

    Questionado sobre o papel do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), na interlocução com os EUA, Bolsonaro foi cético: “Louvo Tarcísio, mas não haverá negociação com um estado apenas. É com o Brasil. Está na cara que Trump não vai ceder”.

    5 imagensTrump, Bolsonaro e LulaEx-presidente Jair Bolsonaro (PL)Gonet pediu prisão de Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de EstadoO ex-presidente Jair Bolsonaro foi acusado  pela PGR de liderar organização que planejou golpe de Estado em 2022Fechar modal.1 de 5

    Bolsonaro e Trump

    Mark Wilson/Getty Images2 de 5

    Trump, Bolsonaro e Lula

    Arte Metrópoles3 de 5

    Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)

    Vinicius Schmidt/Metropoles4 de 5

    Gonet pediu prisão de Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado

    VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES5 de 5

    O ex-presidente Jair Bolsonaro foi acusado pela PGR de liderar organização que planejou golpe de Estado em 2022

    VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES

    Investigação dos EUA contra o Brasil

    Bolsonaro fez tais declarações em meio à escalada das tensões comerciais entre Brasil e Estados Unidos.

    Nesta semana, o Escritório do Representante Comercial dos EUA (USTR) anunciou uma investigação contra o Brasil com base na Seção 301 da Lei de Comércio de 1974.

    A medida se soma à tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, a partir de 1º de agosto, alegadamente em resposta a desequilíbrios comerciais e práticas comerciais consideradas desleais por Washington.

    Apesar das críticas, Bolsonaro negou que tenha responsabilidade sobre o conflito. “Eu sou o culpado? Ele está fazendo com o mundo todo”.

    Willian Carvalho de Menezes
    Willian Carvalho de Menezes
    Jornalista Profissional (0014562/DF) e fotojornalista com 20 anos de experiência na cobertura de fatos que marcaram o Distrito Federal e o Brasil. Atualmente estou à frente do portal Clique DF, onde combino meu olhar jornalístico com a sensibilidade da fotografia para informar com responsabilidade, profundidade e compromisso com a verdade.

    Related articles

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Stay Connected

    0FansLike
    0FollowersFollow
    3,912FollowersFollow
    22,400SubscribersSubscribe
    spot_img

    Latest posts